Ambiente

Rios Vouga e Águeda limpos para evitar cheias

A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro vai avançar ainda durante este mês de setembro com a limpeza dos rios Vouga e Águeda, operações que irão representar um investimento de 180 mil euros para evitar as cheias no inverno que se aprox
Versão para impressão
A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro vai avançar ainda
durante este mês de setembro com a limpeza dos rios Vouga e Águeda,
operações que irão representar um investimento de 180 mil euros para
evitar as cheias no inverno que se aproxima.

“O objetivo dos trabalhos passa por atenuar os riscos de cheia, em períodos de maior precipitação, através do aumento da capacidade de escoamento dos rios, bem como prevenir o risco de rotura dos taludes e das margens”, refere a ARH do Centro em comunicado, citado pela Lusa.

A empreitada irá durar pelo menos quatro meses durante os quais se irá remover para as margens toda a vegetação fixada e depositada nos leitos. Serão ainda reforçados os pontos de rotura recentes na margem esquerda do rio Vouga.

A presidente da ARH do Centro, Teresa Fidélis, destaca o empenho da instituição em desenvolver intervenções de regularização na rede hidrográfica, mas apela também para a “necessidade premente” dos proprietários limparem os terrenos que confinam com os cursos de água, a par das intervenções promovidas pelo Estado.

Os rios Antuã, em Fontela e também nas Valas do Poço do Grifo foram alvo de intervenção da ARH. Os trabalhos abrangem cerca de 23,4 quilómetros de margens e um investimento total de 440 mil euros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório