Saúde

Rins: Coimbra realiza “duplo transplante” inédito

Uma equipa do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, esta quarta-feira, um duplo "transplante cruzado de rins com dadores vivos". Esta foi a primeira vez que o procedimento foi posto em prática em Portugal.
Versão para impressão
Uma equipa do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, esta quarta-feira, um duplo “transplante cruzado de rins com dadores vivos”. Esta foi a primeira vez que o procedimento, que demorou mais de seis horas, foi posto em prática em Portugal, revelou a instituição.
 
A intervenção envolveu 12 cirurgiões, quatro anestesiologistas, 12 enfermeiros e quatro técnicos, recorrendo a quatro salas de operações em simultâneo, e, de acordo com o CHUC, “todos os doentes – dadores e recetores – encontram-se muito bem”.
 
Esta “complexa operação” implicou “colheitas de rins, em simultâneo, em dadores vivos, de imediato implantados em recetores cruzados, também em simultâneo”. Segundo um comunicado do CHUC, trata-se de uma cirurgia que exige “uma coordenação de equipa perfeita e meios humanos com muita experiência na transplantação renal”. 
 
Alfredo Mota, diretor do serviço de urologia e transplantação renal do CHUC, que coordenou a equipa de 32 profissionais 'em ação' entre as 8.30h e as 15.00h, acredita que este tipo de intervenções constitui “um avanço para o país, colocando-o na linha da frente a nível internacional e com maior oportunidade de aumento de transplantes renais”. 
 
Para José Martins Nunes, o presidente do Conselho de Administração do CHUC, que sublinha que esta “foi a primeira vez que esta cirurgia foi realizada em Portugal”, esta operação é “um orgulho para a medicina portuguesa”.
 
A transplantação é uma das áreas de excelência do CHUC, que detém o primeiro lugar a nível nacional de transplante renal, com 120 transplantes em 2012.

Notícia sugerida por Carla Neves e Maria Manuela Mendes

 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub