Ambiente

Rinocerontes em perigo levados para novo habitat

NULL
Versão para impressão
A WWF (World Wildlife Fund), organização de conservação animal, tem feito altos esforços para a proteção dos rinocerontes-negros, espécie em grande risco de extinção por culpa da caça ilegal. Nesse sentido, a ONG procedeu, este mês, a uma operação espetacular e eficaz para transportar 19 rinocerontes-negros para um novo habitat, mais seguro, na África do Sul.

Os animais, que precisaram de ser deslocados ao longo de 1,5 mil quilómetros – distância entre a Província do Cabo Oriental e a Província de Limpopo, no nordeste do país – foram sedados e levados, um a um, por um helicóptero, de olhos vendados e presos pelos tornozelos, até um veículo que os aguardava para completar o trajeto.

Pode parecer agressiva, mas a verdade é que a nova técnica é mais eficiente quando se trata de locais de difícil acesso, além de ser menos dura para o animal. Jacques Flamand, veterinário que lidera o projeto, explicou que “antes, os rinocerontes eram levados por um camião por caminhos muito difíceis ou suspensos no ar com uma rede”.

Se considerarmos essa realidade, “o novo procedimento é mais gentil com o animal porque ele fica menos tempo sob o efeito de drogas sedativas, a sua respiração não é tão prejudicada e ele não precisa de viajar por locais complicados”. Além disso, o transporte demora menos de dez minutos.

O objetivo da WWF é aumentar o número e a área de abrangência dos rinocerontes-negros na África do Sul, proporcionando-lhes melhores condições para viverem e se reproduzirem, numa altura em que o perigo a que estão sujeitos é muito elevado, em grande parte devido ao valor dos seus chifres.

No início deste mês, uma outra subespécie de rinoceronte negro – o da África Ocidental (Diceros bicornis longipes) -, foi declarado oficialmente extinto. A notícia foi avançada pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês). De acordo com a organização, esta espécie foi vítima dos caçadores furtivos que os perseguem para retirar os chifres.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da WWF.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

 [Notícia atualizada a 21/11/2011 às 21h10]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub