Gastronomia

Revista canadiana elogia vinhos portugueses

A "deliciosa simplicidade" dos vinhos portugueses merece, esta semana, um extenso artigo do jornal canadiano "The Gazette" que refere e descreve vários vinhos e produtores da região do Tejo e do sul do país.
Versão para impressão
A “deliciosa simplicidade” dos vinhos portugueses merece, esta semana, um extenso artigo do jornal canadiano “The Gazette” que refere e descreve vários vinhos e produtores da região do Tejo e do sul do país. 
 
O jornalista Bill Zacharkiw destaca principalmente os vinhos das regiões do sul de Portugal referindo que “são vinhos simples de mesa, que oferecem uma experiência magnífica e refrescante”.
 
Bill Zacharkiw visitou Lisboa, Setúbal, Alentejo e a área do Tejo e nestes locais encontrou enólogos que se sentem realizados com os seus vinhos produzidos com castas de uvas tradicionais e que, apesar de terem estabelecimentos vinícolas modernos e de grande escala, mantêm uma grande ligação à tradição.

Arinto, Fernão-Pires e Antão Vaz são algumas das castas de uva branca destacadas no artigo da revista canadiana. Quanto às de uva tinta, merecem referência as castas Aragonez (Tempranilho), Castelau, Trincadeira, Touriga Nacional, entre outras. 
 
Na zona de Lisboa, o jornalista deixou-se seduzir pelas produtoras de Vale da Mata e Chocapalha, onde “as uvas são picantes e com toques de flores aromáticas (…), notas de canela, noz-moscada e violetas, entre os frutos pretos e sólidos taninos”, escreve.

Já em Setúbal, não poderia faltar a indicação do Moscatel, “um vinho doce com uma explosão de frutos tropicais e que com os anos ganha notas de caramelo e nozes”.
 

Mais a sul, no calor do Alentejo, a passagem deste jornalista deu-se pelas vinhas da produção José de Sousa, que apresentam “sabores de frutas maduras”. No entanto, para Bill Zacharkiw, a grande surpresa foram os vinhos brancos: “A mistura (das castas) Antão Vaz com Arinto e Roupeiro produz vinhos com notas de frutas tropicais e boa acidez”.
 
No final, o jornalista deixa algumas sugestões de vinhos: o tinto alentejano, Herdade das Albernoas, de 2011; o Albis, vinho regional de Setúbal, de 2011; o Moscatel de Setúbal de 2008, de José Maria Fonseca, entre outros.

Clique AQUI para ler o artigo completo (em inglês).

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub