Cultura

Revista americana elogia cineasta Pedro Costa

Pedro Costa tem sido um dos nomes que tem levado o cinema nacional além-fronteiras como nunca antes. A propósito do lançamento de um DVD Box Set, nos EUA, com três filmes do cineasta - "Ossos", "No Quarto da Vanda" e "Juventude em Marcha" - a revista
Versão para impressão
Pedro Costa tem sido um dos nomes que tem levado o cinema nacional além-fronteiras como nunca antes. A propósito do lançamento de um DVD Box Set, nos EUA, com três filmes do cineasta – “Ossos”, “No Quarto da Vanda” e “Juventude em Marcha” – a revista The Nation dedica um artigo alargado de elogio ao trabalho do português.

A caixa, que inclui quatro DVD, intitula-se “Letters From Fontainhas” (“Cartas das Fontainhas”) e é alvo de uma extensa análise do crítico Akiva Gottlieb, que destaca a humanidade dos filmes realizados por Pedro Costa.

“Ele [Pedro Costa] é, pelo menos entre os redatores e os leitores das publicações Cinema Scope, Cahiers du Cinéma e Film Comment, o realizador emergente mais aclamado da última década e também o que faz um uso mais humanista e rigoroso da parafernália digital no cinema”, lê-se no artigo.

Há ainda tempo para elogiar o desempenho dos atores: “Pedro Costa, que tem a visão de um realizador de cinema mudo, descobriu alguns dos rostos mais expressivos a que assisti no cinema”, diz o jornalista, referindo-se à atriz Vanda Duarte.

Esta edição em DVD marca o primeiro processo de comercialização do cinema de Pedro Costa nos EUA, país onde os filmes do realizador português nunca foram exibidos fora dos festivais de cinema ou num circuito muito restrito.

A caixa de DVD “Letters from Fontainhas” foi editada pela Criterion e está à venda por cerca de 63 dólares. Saiba mais aqui e leia, na íntegra, o artigo da revista The Nation.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório