Cultura

Revista americana distingue ponte portuguesa

A ponte pedonal sobre a ribeira da Carpinteira, na Covilhã, é um dos sete destinos relacionados com design mais interessantes do mundo, segundo a revista norte-americana Travel + Leisure.
Versão para impressão
fotografia: © cm-covilhã.pt

A ponte pedonal sobre a ribeira da Carpinteira, na Covilhã, é um dos sete destinos relacionados com design mais interessantes do mundo, segundo a revista norte-americana Travel + Leisure.

Um “caminho em zig-zag muito acima do vale da Carpinteira”, é assim que a edição on-line de janeiro da revista norte-americana descreve a ponte do arquiteto “minimalista” Carrilho da Graça”. A publicação sublinha que esta ponte “é uma das mais impressionantes” de entre “as novas pontes pedonais de grande altura” construídas em diferentes pontos do globo.
 
A obra, da autoria do arquiteto Carrilho da Graça e inaugurada em 2009, tem 52 metros de altura (o equivalente a um edifício de 17 andares), 220 metros de extensão, 4,40 metros de largura e uma estrutura de aço para betão armado com 250 toneladas.

A estrutura liga o Bairro dos Penedos Altos ao centro da cidade, reduzindo o percurso que obrigava a contornar as encostas do vale da Carpinteira.
Carrilho da Graça acredita que o enquadramento da ponte, num vale recortado “com a Serra da Estrela em cima e a Cova da Beira em baixo”, contribuiu para a distinção, referiu à agência Lusa.

A travessia custou 3 milhões de euros e faz parte do plano de mobilidade da cidade, iniciado há sete anos e que pretende cortar os vales e aplanar as encostas.

Outros destinos considerados os mais interessantes do mundo ao nível do design, segundo a edição de janeiro de 2011 da Travel and Leisure, são as estruturas construídas na Nova Zelândia, Alemanha, Polónia, China, Áustria e Qatar.

Leia aqui o artigo da Travel + Leisure na íntegra.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub