Sociedade

Revelado o segredo para beber cerveja sem ficar bêbado

Afinal há um truque para beber as cervejas que se quiser sem ficar alcoolizado. O segredo foi revelado na passada semana por Jim Koch, reponsável pela Boston Beer Company, a maior cervejaria artesanal dos EUA, e consiste em nada mais nada menos que f
Versão para impressão
Afinal há um truque para beber as cervejas que se quiser sem ficar alcoolizado. O segredo foi revelado na passada semana por Jim Koch, reponsável pela Boston Beer Company, a maior cervejaria artesanal dos EUA, e consiste em nada mais nada menos que fermento em pó.
 
Em entrevista à revista 'Esquire', aquela que é considerada uma das maiores lendas do mundo cervejeiro revelou o seu ritual para passar noites inteiras a beber cerveja, sem nunca ficar bêbado. 
 
“Quer saber o meu segredo? Como é que eu bebo cerveja a noite toda e nunca fico alcoolizado?”, pergunta ao jornalista Aaron Goldfarb. “Fermento. Fermento em pó, ativo, tal como se compra no supermercado ou na merceria. Uma colher de chá por cerveja antes de começar a beber”.
 
A dica, segundo conta, foi dada pelo bioquímico Joseph Owades, falecido em 2005, conhecido como sendo o inventor da cerveja 'light' para a marca Gablinger, em 1967. Depois de saber, Koch mistura fermento em pó com um pouco de iogurte para ajudar o pó a descer ao estômago e passa noites a beber cerveja indiscriminadamente, sem nunca ficar alcoolizado. 
 
O segredo está numa enzima – a álcool-desidrogenase (ADH) -, presente no fermento, capaz de desfazer as moléculas do álcool em carbono, hidrogénio e oxigénio, ou seja, de uma forma muito idêntica ao processo do fígado quando este lida com bebidas alcoólicas.

A presença da ADH no estômago, antes de beber, vai antecipar a metabolização do álcool e, dessa forma, evitar que este chegue à corrente sanguínea e ao cérebro.
 

O cervejeiro alerta, contudo, que o fermento não anula por completo os restantes efeitos nocivos do álcool ao nível do organismo.

Leia AQUI a entrevista completa de Jim Koch à revista Esquire.

Notícia sugerida por António Resende

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub