Mundo

Restaurante oferece comida de chefs a sem-abrigo

No Brasil, o projeto social Gastromotiva convidou mais de 30 chefs de renome para cozinhar refeições que serão distribuídas a pessoas sem-abrigo.
Versão para impressão
No Brasil, o projeto social Gastromotiva convidou mais de 30 chefs de renome para cozinhar refeições que serão distribuídas a pessoas sem-abrigo. A cozinha comunitária, batizada de Reffetorio, está a funcionar no centro do Rio de Janeiro, num espaço cedido pela autarquia, e vai usar, nesta primeira fase, excedentes da comida oferecida às equipas dos Jogos Olímpicos.

Durante as semanas em que decorrem os jogos, a iniciativa lançada pelos chefs Massimo Bottura (italiano) e David Hertz (brasileiro), mentores do projeto Reffetorio Gastromotiva, pretende preparar 5 mil pratos com excedentes de alimentos que sobram da Vila Olímpica, informa a imprensa brasileira.

Depois de dia 21 de Agosto, data em que termina a competição, o projeto vai continuar a funcionar com excedentes de restaurantes e de outros parceiros.

A equipa sublinha que não vai usar sobras de refeições mas sim alimentos e ingredientes que não foram manipulados, sendo que estão a estabelecer, por exemplo, parcerias com supermercados para usar produtos que ainda estão bons mas já perto do fim da validade.

De acordo com informação avançada por Hertz, todos os dias chegam à Vila Olímpica 120 camiões com alimentos, dos quais cerca de 20 regressam sem que tenham sido, sequer, abertos.

O projeto brasileiro segue o modelo iniciado em Milão, Itália, durante a Expo 2015, quando o chef Massimo Bottura reuniu cerca de 65 chefs internacionais para usarem os ingredientes excedentes da exposição. O italiano Bottura é também o fundador da organização Food For Soul que promove iniciativas de combate ao desperdício alimentar.

Notícia sugerida por António Resende

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub