Sociedade

Relógios astronómicos para poupar luz em Famalicão

NULL
Versão para impressão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a apostar na poupança de energia elétrica. Com o apoio da EDP, foram instalados no no concelho relógios astronómicos para que os equipamentos de iluminação pública sejam desligados e ligados de forma automática, ao nascer e ao pôr-do-sol.

De acordo com uma notícia publicada na página da autarquia, o objetivo desta iniciativa é combater situações em que, por um lado, “a iluminação era ligada com o sol ainda alto” ou as luzes permaneciam “apagadas pela noite dentro” durante a Primavera e o Outono devido ao facto de o controlo da iluminação pública ser efetuado manualmente.

Os relógios astronómicos efetuam, com base em fórmulas astronómicas, o cálculo diário do número de horas de sol, da hora a que o sol nasce e se põe, para determinada latitude de qualquer lugar da Terra, com uma margem de erro de apenhas alguns minutos.

A Câmara explica que a sua utilização “vai permitir uma redução de 10% dos consumos energéticos” do concelho, segundo uma estimativa da EDP. Esta medida junta-se a outra já adotada pelos responsáveis municipais, que consiste em desligar totalmente a iluminação pública durante a madrugada, no período compreendido entre as 2.00h e as 5.30h.

O “objetivo final” será a “redução da fatura da energia elétrica em cerca de um terço, sem colocar em perigo a segurança pública”. Atualmente, a Câmara de V.N. Famalicão gasta cerca de 2 milhões de euros com a iluminação de todas as estradas, equipamentos e espaços públicos das 49 freguesias do concelho, dos quais cerca de 500 mil euros são usados anualmente no abastecimento de serviços municipais como piscinas e pavilhões.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub