Sociedade

Reino Unido vai medir Felicidade Interna Bruta

Defendida há alguns anos pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, parece que a ideia vai mesmo ser concretizada: o Reino Unido vai começar a recolher estatísticas para a criação de um índice da Felicidade Interna Bruta (FIB), que muitos crêem
Versão para impressão
Defendida há alguns anos pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, parece que a ideia vai mesmo ser concretizada: o Reino Unido vai começar a recolher estatísticas para a criação de um índice da Felicidade Interna Bruta (FIB), que muitos crêem ser um importante indicador de progresso social.

“O objetivo é produzir um relatório, com novas informações ou outras já existentes que estejam a ser subaproveitadas, a ser publicado com uma determinada frequência e que nos dê uma ideia do bem-estar psicológico e físico da população do Reino Unido. Na pratica, será um equilíbrio de dados objetivos – como a quantidade de reciclagem feita no país, por exemplo – e dados subjetivos, relativos a atitudes e outras vertentes psicológicas”, revelou fonte do governo britânico ao Guardian.

A recolha dos dados já está a ser estudada pelo equivalente britânico do nosso Instituto Nacional de Estatística (INE).

Mas a ideia tem também sido discutida em países como o Brasil, França e Canadá, seguindo as recomendações de Joseph Stiglitz e Amartya Sen, ambos vencedores do Nobel de Economia, para incluir o bem-estar geral da população como fator relevante para o progresso económico.

Contudo, o clima de insegurança económica que se faz sentir um pouco por toda a Europa pode desvalorizar esta iniciativa do Reino Unido. Ainda assim, John Helliwell, do Instituto de Estatística do Canadá, acredita que a ação possa ter um grande impacto, caso o governo de David Cameron dê um papel central a esses dados subjetivos “na escolha e avaliação das políticas publicas”, diz ao The Guardian.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório