Mundo

Reino Unido cria arquivo online de jornais centenários

NULL
Versão para impressão
Quatro milhões de páginas de jornais britânicos e irlandeses dos séculos XVIII e XIX estão agora disponíveis online graças à British Library, o que permitirá ao público de todo o mundo explorar as histórias contadas sobre variados eventos históricos.
 
Em mais de 200 títulos será possível encontrar, por exemplo, velhas notícias sobre o casamento de Victoria e Albert ou o desenvolvimento da rede ferroviária, entre muitas outras.
 
Em declarações à BBC, um dos responsáveis da biblioteca nacional do Reino Unido explicou que este é um dos mais ambiciosos projetos digitais a este nível até hoje. “A possiblidade de explorar facilmente milhares de artigos vai trazer numa questão de segundos algo que antes exigiria semanas ou meses de trabalho”, frisou Ed King.
 
A consulta dos artigos dependerá de pagamento, mas a pesquisa no portal – o British Newspaper Archive – será gratuita, o que permite apurar previamente se na sua base de dados existe aquilo que se procura.
 
O arquivo é o resultado de um ano de trabalho de uma equipa da biblioteca de jornais da British Library que, diariamente, digitalizou mais de oito mil páginas. A expetativa é a de que, nos próximos 10 anos, seja possível digitalizar mais 40 milhões. 
 
O Ministro da Cultura, Comunicações e Indústrias Criativas Britânicas congratulou-se, entretanto, com a concretização do projeto, que considera “uma fonte de informações muito rica e excitante”. 

Clique AQUI para aceder ao British Newspaper Archive.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório