Espetáculos e Exposições

Rei D. Carlos, o fotógrafo, na Torre do Tombo

A Torre do Tombo, em Lisboa, inaugura esta quarta feira a exposição "Rei D. Carlos, o fotógrafo", que abrange 46 fotografias em reprodução digital, obtidas a partir dos originais da época, e ainda fotografias feitas pela rainha D. Amélia e pelos prín
Versão para impressão
A Torre do Tombo, em Lisboa, inaugura esta quarta feira a exposição “Rei D. Carlos, o fotógrafo”, que abrange 46 fotografias em reprodução digital, obtidas a partir dos originais da época, e ainda fotografias feitas pela rainha D. Amélia e pelos príncipes D. Luís Filipe e D. Manuel.

“Esta é uma faceta que é muito pouco conhecida de D. Carlos, apesar de se saber que o Rei era um interessado na fotografia”, disse à agência Lusa o diretor da Torre do Tombo, Silvestre Lacerda.

“Estas imagens eram muito pouco conhecidas e têm a particularidade de todas estarem assinadas pelo Rei à exceção de umas dez”, acrescentou.

As 46 fotografias pertencem ao arquivo da Fundação da Casa de Bragança e mostram as campanhas oceanográficas do monarca, touradas de canastra, regatas em Paços de Arcos, a armação do atum no Algarve, e membros da família real.

“Há um aspeto muito curioso que se nota que são as experiências pela mão do Rei, particularmente nas platinotypias (processo fotográfico antigo), que é o tempo da exposição utilizado para a realização das provas e quais os químicos usados, o que era na altura um segredo”, revelou Silvestre Lacerda.

Além de outros documentos nunca antes mostrados ao público, a Torre do Tombo organiza também a exibição do documentário “D. Carlos, Oceanógrafo” (1997), de Jorge Marecos Duarte e Sérgio Tréfaut, com narração de Luís Miguel Cintra.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub