Inovação e Tecnologia

Registo de domínios .pt vai ser permitido a todos

A partir de 1 de Maio, qualquer utilizador vai poder registar, sem impedimentos, um endereço no domínio de topo .pt, que identifica os sites criados em Portugal.
Versão para impressão
A partir de 1 de Maio, qualquer utilizador vai poder registar, sem impedimentos, um endereço no domínio de topo .pt, que identifica os sites criados em Portugal. A decisão coube ao Conselho Geral da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) que reuniu esta terça-feira e determinou a alteração.
 
Atualmente, o registo de domínios em .pt está apenas acessível aos proprietários de nomes, marcas ou denominações de empresa. Porém, de acordo com informação avançada pela Exame Informática, em breve todos poderão registar endereços de sites com terminação .pt sem obrigatoriedade de deterem uma marca ou denominação empresarial. 
 
Esta medida, já adotada na maioria dos países da UE, tem por objetivo impulsionar a Internet em Portugal. “Tenho a esperança de que, depois da liberalização, aumente o número de endereços registados em Portugal”, confessa Pedro Veiga, presidente da FCCN, citado pela Exame Informática. 
 
A este propósito, o responsável refere o exemplo de “várias festas e romarias de aldeias portuguesas que registam endereços na Internet terminados em .com porque é mais fácil e menos burocrático” e salienta a pouca aceitação que houve, por parte dos portugueses, em relação aos domínios terminados em .com.pt, liberalizados há 11 anos. 
 
Além disso, acrescenta o dirigente da FCCN, com esta nova medida “sempre se evita a saída destes e de outros endereços e também de dinheiro para o estrangeiro”. 
 
Segundo a mesma fonte, apenas os endereços que já se encontram registados ou que são manifestamente abusivos não poderão ser registados. 
 
Para já, a FCCN vai dar “uma última oportunidade às empresas que ainda não registaram as suas marcas em .pt” através de um período de “sunrise” que começa a 1 de Março e vai facilitar o registo de endereços para quem se encontre na situação mencionada. 

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub