Ambiente Em Destaque

Refinaria de Sines é a única do mundo a utilizar resíduos de petroleiro

A Ecoslops, uma refinaria localizada em Sines, que produz combustível e asfalto a partir de resíduos de petroleiros, assinou um acordo com a Total para construir uma unidade na França.
Versão para impressão
por redação

O diretor-geral da fábrica, Pedro Simões, afirmou em declarações à Agência Lusa que estavam na “fase de projeto de engenharia”, para que pudessem tomar uma decisão sobre a criação da nova unidade em La Mede, no sul da França, no fim do próximo ano.

A primeira refinaria deste género foi inaugurada em junho deste ano e é a única no mundo, uma vez que utiliza resíduos de petroleiro para produzir o combustível e asfalto.

Além da nova unidade na França, a tecnologia Ecoslops já teve interessados do norte da Europa, da Roménia, da Costa do Marfim e de Omã.

“As autoridades portuárias têm que ter recursos disponíveis para recolher este tipo de resíduos e milhões de toneladas são recolhidas por ano. Normalmente, este desperdício é seco e enviado para ser queimado em indústrias que necessitam de uma grande quantidade de energia barata, como fábricas de cimento e fábricas de aço “, afirmou Pedro Simões.

A unidade de refinaria em Sines já produziu “cerca de 18.000 toneladas” de combustível e asfalto e deve chegar a 20.000 toneladas até o final deste ano.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório