Sociedade

Refer distinguida em concurso internacional

NULL
Versão para impressão
Os Prémios Brunel – considerados os mais prestigiados prémios de arquitetura, engenharia e design ferroviário internacionais – premiaram, na edição de 2011, a Refer pela construção da nova ponte sobre o Sado. A empresa pública portuguesa recebeu ainda duas menções honrosas pela Estação do Rossio e pelo Comando Operacional da rede de Lisboa. Os prémios são atribuídos a 14 de outubro, em Washington, Estados Unidos.

A esta edição dos Prémios Brunel concorreram 150 projetos de 43 empresas de caminhos-de-ferro de 15 países distintos, distribuídos por três continentes. Os prémios foram divididos por quatro categorias: Estacões, Infraestruturas Técnicas, Edifícios de Suporte e Design Industrial.

A Ponte sobre o rio Sado foi galardoada com um prémio, na categoria de Infraestruturas Técnicas; o Centro de Comando Operacional de Lisboa recebeu uma menção honrosa na categoria de Edifícios de Suporte ao Caminho-de-ferro e a estação do Rossio foi mencionada na categoria Estações.

A estação do Rossio, que está classificada como Imóvel de Interesse Público, é um projeto de 1887 da autoria do Arq. José Luís Monteiro, tendo sofrido uma vasta intervenção de reabilitação e requalificação, concluída em Dezembro de 2007, com base num projeto do Atelier Broadway Malian.

Os Prémios Brunel, atribuídos de três em três anos, foram criados pelo grupo de arquitetos e desenhadores ferroviários Watford e devem o seu nome ao engenheiro, inventor e arquiteto inglês Isambard Kingdom Brunel.

Clique AQUI para aceder ao comunicado dos prémios Brunel.

[Notícia sugerida por José Lopes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório