Negócios e Empreendorismo

Reebok devolve 25 milhões de dólares a consumidores

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A Comissão Federal do Comércio (FTC, sigla em inglês) dos Estados Unidos tomou medidas contra o fabricante de calçado desportivo Reebok depois dos consumidores terem apresentado queixas contra os ténis EasyTone e RunTone, cuja publicidade indicava serem tonificadores de glúteos, avançam as agências internacionais.

A Reebok – unidade da alemã Adidas – vai ter de devolver 25 milhões de dólares (mais de 18 milhões de euros) aos consumidores nos Estados Unidos que compraram os dois modelos de ténis e também sandálias da mesma linha.

Segundo a comissão, a marca não conseguiu provar que usar os ténis aumentaria em mais 28% a força e a tonificação dos músculos das nádegas ou em 11% os músculos das pernas, o que significa que a marca recorreu ao que se chama “publicidade enganosa”.

“A FTC quer que os anunciantes nacionais entendam que devem exercer certa responsabilidade e se assegurar de que suas afirmações sobre a saúde estejam apoiadas na ciência”, disse David Vladeck, diretor do departamento de Defesa do Consumidor da FTC, citado pela AFP.

Os modelos EasyTone e RunTone da Reebok são vendidos entre 80 e 100 dólares o par (60 e 73 euros, respetivamente).

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

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