Ambiente

Recorde: 298 praias portuguesas com bandeira azul

Pela primeira vez, Portugal vai, este ano, ultrapassar a marca dos 300 galardões atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa a praias e marinas, com a bandeira a ser atribuída a 298 praias portuguesas e a 17 marinas.
Versão para impressão
Pela primeira vez, Portugal vai, este ano, ultrapassar a marca dos 300 galardões atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa a praias e marinas. De acordo com um anúncio feito esta quarta-feira, a bandeira azul vai ser atribuída a 298 praias portuguesas, das quais 18 fluviais, e a 17 marinas.
 
De acordo com José Archer, presidente daquela associação, houve, entre 2013 e 2014, uma subida significativa nos prémios atribuídos às praias nacionais, com o número de bandeiras azuis a saltar de 277 para 298, isto é, com mais 21 praias galardoadas este ano do que no ano anterior. Também as marinas melhoraram o seu desempenho, com uma subida na percentagem de bandeiras na ordem dos 21%.
 
Em declarações à Lusa, o responsável mostrou-se satisfeito face ao “empenho muito grande” apresentado pelos municípios quanto ao cumprimento dos requisitos, em particular depois de um Inverno rigoroso, lembrando que a atribuição da bandeira azul prevê o cumprimento de 30 requisitos, dos quais “26 são imperativos”, e que a qualidade da água é “um pré-requisito”. 
 
Com vista à atribuição destes galardões, a Associação Bandeira Azul da Europa efetua uma avaliação na altura do início da época balnear. Ao longo do Verão, a entidade realiza uma monitorização permanente para assegurar o respeito pelos requisitos estabelecidos. 
 
Segundo José Archer, os prémios envolvem “custos e investimentos avultados”, mas “os retornos são quase imediatos”, graças à maior circulação de pessoas nos locais junto às praias e à estimulação da atividade económica.

Região do Algarve é a que vai hastear mais bandeiras azuis
 

Este ano, o Norte conseguiu um total de 66 praias com bandeira azul, distribuídas por 11 concelhos, entre as quais três praias fluviais. É de destacar, naquela região, a saída da lista dos locais com bandeira azul de Leça da Palmeira.
 
Já no Centro são 27 as praias com bandeira azul, espalhadas por 18 concelhos, um deles estreante: Oliveira do Hospital. Nesta região do país, as bandeiras vão estar em 18 praias fluviais, entre as quais a de Alvôco das Várzeas, a grande novidade da lista.
 
Na zona do Tejo, 49 praias vão poder hastear a bandeira, das quais cinco fluviais, ao longo de um total de 13 concelhos. As principais novidades face a 2013 são as entradas para o grupo dos galardoados de Pampilhosa da Serra e das praias de Janeiro de Baixo, Pessegueiro, Santa Luzia e Lagoa de Albufeira do Mar, bem como as saídas das praias de Crismina, Calada, Algodio e Castelo.
 
No Alentejo, a Associação Bandeira Azul da Europa vai atribuir o prémio a 27 praias, uma delas fluvial. Nos sete concelhos onde a bandeira azul poderá ser hasteada, as maiores novidades são a entrada de uma nova praia, a das Furnas, e a reentrada da praia do Farol. 
 
O Algarve continua a ser o grande recordista português, com um total de 82 bandeiras azuis ao longo de 14 concelhos, sendo que apenas uma delas será hasteada numa praia fluvial. Para o leque de praias distinguidas entrou o Peneco, tendo-se ainda verificado 12 reentradas: Castro Marim (3), Lagoa (5), Fuseta Ria, Inatel, Pescadores e Falésia-Açoteias.
 
Nos Açores, o galardão foi atribuído a 32 praias de 10 concelhos, registando-se a entrada para a lista da Baixa da Areia e seis reentradas, todas elas no município da Praia da Vitória (Escaleiras, Praínha, Grande, Biscoitos, Porto Martins e Riviera). Sem bandeira azul vão ficar Porto Pim e a zona balnear de Santa Cruz da Graciosa.
 
Na Madeira, a bandeira será hasteada em 15 praias, ao longo de nove concelhos, sendo de assinalar as reentradas na lista da Calheta, Ribeira Brava e Ponta Delgada e a saída da lista da praia Roca Mar. De saída esteve a praia Roca Mar.
 
Quanto às marinas, importa realçar a reentrada das marinas da Praia da Vitória e Vila Franca do Campo (Açores) e a entrada da marina de Vila do Porto, também nos Açores.

Associação quer sensibilizar para a poluição nos oceanos
 

Recorde-se que o tema eleito para ser desenvolvido em ações de sensibilização nas praias, marinas e embarcações recreativas ao longo deste ano é “Poluição nos Oceanos: Esclarecer, Planear e Agir”, estando programadas 712 atividades por todo o País. 
 
As cerimónias de hastear das primeiras bandeiras azuis de 2014 acontecem nos concelhos da Póvoa do Varzim, a 1 de Junho, Mértola, a 6 de Junho, e na Marina de Albufeira, a 13 de Junho.

Clique AQUI para conhecer a lista completa de praias com bandeira azul. 

Notícia sugerida por Elsa Martins e Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub