Ambiente

Recolha seletiva porta-a-porta chega a Alvalade

A freguesia de Alvalade, em Lisboa, vai passar a beneficiar a partir da próxima semana do sistema de recolha seletiva porta-a-porta de resíduos de papel e embalagens, conforme anuncia em comunicado a autarquia.
Versão para impressão
A freguesia de Alvalade, em Lisboa, vai passar a beneficiar a partir da próxima semana do sistema de recolha seletiva porta-a-porta de resíduos de papel e embalagens, conforme anuncia em comunicado a autarquia.

De acordo a própria Câmara Municipal de Lisboa o objetivo deste novo projeto é dar “mais um passo na concretização do alargamento deste sistema de remoção de resíduos a todo o município até 2013”.

Com este projeto, os resíduos de papel/cartão e embalagens passam a ser recolhidos porta-a-porta, abandonando-se o antigo sistema de deposição coletiva por ecopontos.
Para o efeito, estão a ser atribuídos a cada edifício e atividade económica, contentores de tampa azul para a deposição seletiva do papel e de tampa amarela para as embalagens.

Caso não haja condições de armazenamento no interior dos edifícios, é permitida, a título excecional, a deposição através de sacos preferencialmente translúcidos, podendo também ser da cor correspondente ao resíduo que contêm: azul para o papel e cartão e amarelo para as embalagens.

Manter-se-ão, no entanto, na via pública os equipamentos para a deposição do vidro e das pilhas.

A recolha mantém-se em horário noturno, com início às 23 horas. Os contentores devem ser colocados para remoção entre as 19 e as 23 horas dos dias em que se efetua a recolha de cada fração, junto à porta de serviço, e ser retirados até às 10 horas do dia seguinte, conforme estipula o Regulamento de Resíduos Sólidos da Cidade de Lisboa.

De acordo com nota oficial da CML, estão também a decorrer ações de informação e sensibilização junto dos moradores e entidades para apelar à colaboração de todos nesta fase de implementação do sistema.

“Pretende-se, assim, incutir uma maior motivação para a separação dos resíduos, tendo em vista o aumento das taxas de reciclagem impostas pela União Europeia”, conclui o comunicado.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub