Ambiente

Reciclagem: Grande Porto recolhe 27 mil toneladas

NULL
Versão para impressão
Os cidadãos da zona do Grande Porto encaminharam para reciclagem 27.169 toneladas de materiais apenas no 1º semestre deste ano. Estes números, segundo a empresa de recolha LIPOR, mostram um grande esforço e empenho na separação multimaterial dos cidadãos.

As 27.169 toneladas de materiais colocados para reciclagem, até ao mês de julho, nos Ecopontos Ecocentros e Zonas de Recolha Seletiva, representam várias toneladas por cada setor, segundo o comunicado da LIPOR empresa responsável pela recolha na área do Grande Porto.

Os cidadãos da Área de intervenção da LIPOR separaram 4.973 toneladas de embalagens plásticas e metálicas, 9.492 toneladas de papel e cartão, 9.373 toneladas de vidro e 3.331 toneladas de outros materiais – monstros não metálicos, madeiras, sucatas e pilhas, baterias, lâmpadas.

Segundo a empresa responsável pela recolha, “estes valores são fruto do forte investimento e da aposta que a LIPOR e os Municípios associados têm desenvolvido. O objetivo da empresa é maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem.

Pontos de recolha

Os cidadãos do Grande Porto têm à disposição um sistema completo de infraestruturas, equipamentos e serviços para a deposição seletiva dos resíduos.

Os pontos de recolha abrangem 50.000 habitantes e distribuem-se da seguinte forma: 21 ecocentros, cerca de 3565 ecopontos e recolha seletiva porta-a-porta distribuída por dois municípios.

O conjunto de estruturas de deposição seletiva é complementado pelo Centro de Triagem e Plataformas de apoio. Aqui os materiais separados pelos cidadãos sofrem triagem, sendo depois enviados para as indústrias recicladoras.

Outros dados

– No ano 2010, a Lipor encaminhou para reciclagem 19.448,00 toneladas de vidro, permitindo a poupança de 2.917.200 litros de petróleo.

– 1 tonelada de vidro reciclado permite poupar 150 litros de petróleo

– Com o encaminhamento de 20.911 toneladas de Papel e Cartão para reciclagem, a Lipor evitou o abate de cerca de 355.487 árvores.

– 1 tonelada de Papel e Cartão corresponde à poupança de 15-20 árvores

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório