Gastronomia

Receitas da Io: Pici Toscani

Pici Toscani

Esta é uma massa muito especial, típica da região da Toscânia. A qualidade da sua farinha (sêmola de trigo duro) e a forma como é feita faz com que demore até 22 minutos a cozer. É uma espécie de esparguete, mas bastante gr
Versão para impressão
Pici Toscani

Esta é uma massa muito especial, típica da região da Toscânia. A qualidade da sua farinha (sêmola de trigo duro) e a forma como é feita faz com que demore até 22 minutos a cozer. É uma espécie de esparguete, mas bastante grosso. É um verdadeiro prazer comer esta massa e merece um molho à altura, como este que escolhi que nos proporcionou um almoço suculento.

Image and video hosting by TinyPicPara 4 pessoas:

– 400g de Pici
– água com sal para a cozedura da massa

Para o molho:

– 300g de miúdos de frango
– 150g de aparas de carne de porco (magra)
– 50g de bacon aos cubinhos

– 400g de tomate pelado aos cubinhos
– 3 colheres de azeite
– 2 cebolas
– 1 cenoura
– 1 talo de aipo
– 0,5dl de vinho branco
– 1 malagueta
– manjericão, fresco ou seco
– 1 cravo
– 1 folha de louro
– sal
– 30g de queijo parmiggiano reggiano ralado na altura

Numa panela não muito grande pôr a água, o sal, a cebola cortada em quatro, a folha de louro e o cravo. Quando estiver a ferver, pôr os miúdos de frango bem limpos (guardar os fígados) e deixar cozer. Nos últimos 5 minutos juntar também os fígados.

Filtrar o líquido de cozedura com um passador e pôr de parte. Cortar os miúdos aos cubinhos e pôr de parte. Cortar as aparas da carne de porco aos cubinhos.
Num tacho colocar o azeite e o bacon. Deixar largar a gordura do bacon.

Juntar a carne de porco e depois os miúdos. Juntar a cebola picada e deixar refogar. Refrescar com o vinho (o vinho ajuda a cortar as gorduras). Juntar a cenoura e o aipo aos cubinhos. Juntar o tomate e a malagueta.

Mexer de vez em quando e, se necessário, juntar a água da cozedura dos miúdos. Quase no fim, juntar os fígados e só no fim o manjericão.

Cozer a massa em água com sal. Respeitar o tempo de cozedura! Não deixar cozer a massa demais para não ficar pastosa. É bom sentir o trincar da massa para ficar al dente, como dizem os italianos!

Quando a massa estiver cozida escoá-la por um passador (nunca passar a massa por água fria, pois retira-lhe o sabor!) e colocá-la no prato de servir. Primeiro espalhar o queijo parmesão ralado e mexer; só depois pôr o molho e mexer. Servir de imediato.

NOTA: caso não consiga encontrar a massa Pici, pode usar Fettuccine. Atenção com as marcas, nem todas as massas são boas! As melhores são as frescas. Quanto ao molho, as matérias primas ditas pobres não significa que não dêem pratos saborosíssimos, como é o caso deste!

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório