Gastronomia

Receitas da Io: Penne alla Cardinale

Não sei porque é que este prato se chama assim mas sei que é um prato de origem siciliana. É um pouco laborioso mas o resultado vale verdadeiramente a pena. Quando pergunto aos meus filhos que massa querem a resposta é sempre a mesma: "Penne alla Car
Versão para impressão
Não sei porque é que este prato se chama assim mas sei que é um prato de origem siciliana. É um pouco laborioso mas o resultado vale verdadeiramente a pena. Quando pergunto aos meus filhos que massa querem a resposta é sempre a mesma: “Penne alla Cardinale”! Este prato mais uma sobremesa e o sucesso está garantido!

Image and video hosting by TinyPicPara 6 pessoas:

– 500 g de massa penne
– 2 beringelas
– 4 colheres de azeite
– 2 malaguetas
– 2 dentes de alho
– 600g de tomate maduro aos pedaços
– um molhinho de salsa
– 100g de presunto em fatias cortado aos pedaços
– 2 mozzarellas frescas de 125g cada
– 50g de queijo parmesão ralado na altura
– 10 folhas de manjericão
– óleo para fritar
– sal

Descascar as beringelas e cortá-las aos cubinhos. Pô-las num passador intercaladas com sal e poisar uma panela cheia de água para fazer peso de modo a que a beringela largue o líquido da vegetação que é amargo. Deixar ficar uns 30` enquanto se prepara o resto do prato.

Num tacho, pôr o azeite, os alhos, a salsa e as malaguetas. Atenção a não deixar queimar os alhos! Juntar o tomate e deixar cozer.

Entretanto aquecer o óleo para a fritura das beringelas. Quando estiver bem quente, agarrar nas beringelas com as mãos, apertá-las para lhes retirar o resto do líquido e pô-las a fritar. Ao retirá-las da fritadeira, pô-las em cima de papel pardo para retirar o excesso de gordura. Quando estiverem todas feitas, juntá-las ao molho de tomate.

Cortar as mozzarellas aos cubinhos e colocá-las numa tigela. Cozer a massa em abundante água salgada. Atenção a respeitar sempre os tempos de cozedura da massa para ficar al dente. Cada tipo de massa requer um tempo diferente!

Na mesma panela onde se cozeu a massa, voltar a colocá-la lá dentro após escoá-la por um passador. Este factor é importante porque o calor da panela ajuda a derreter a mozzarella. Assim, após colocar a massa, colocar também as mozzarellas, o parmesão e todos os ingredientes do molho, retirando a salsa e os alhos. (Quem será depois a “vítima” a quem vão calhar as malaguetas?)

O manjericão deve ser esfarripado com as mãos para não oxidar. Atenção que as folhas de manjericão limpam-se com um pano, não se lavam! Com duas colheres de pau mexer e remexer até a mozarella fazer fios.

Servir imediatamente. Apetite não faltará e servido com um bom copo de vinho tinto maduro é qualquer coisa de espectacular!

[“A cozinha é uma arte que só atinge a perfeição quando protege a saúde.”, Io Appolloni]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório