Gastronomia

Receitas da Io: Panzanella

Este é um prato típico de Verão da minha região de origem, a Úmbria. Comia imenso na minha aldeia quando era miúda e há alguns anos recomecei a fazê-lo várias vezes a pedido da minha filha, que o veio a descobrir quando vivia em Itália. Ainda hoje co
Versão para impressão
Este é um prato típico de Verão da minha região de origem, a Úmbria. Comia imenso na minha aldeia quando era miúda e há alguns anos recomecei a fazê-lo várias vezes a pedido da minha filha, que o veio a descobrir quando vivia em Itália. Ainda hoje continua a ser um prato muito popular.

O ingrediente de base é o pão. É importante que seja pão caseiro e duro!!! O melhor é deixar passar uns bons dias depois de o comprar para ficar mesmo seco. Por essa  mesma razão, acaba por ser uma forma de utilizar o pão em vez de o deitar fora. É o chamado aproveitamento de sobras: pão seco misturado com verdura fresca!

Image and video hosting by TinyPic
Ingredientes:

– pão seco
– tomates
– pepino
– cebola
– manjericão
– azeite
– sal
– vinagre balsâmico


Pôr o pão seco de molho em água. Quando estiver ensopado, apertá-lo com as duas mãos de modo a retirar o excesso de água e esfarelá-lo para uma tigela funda.
Juntar o tomate bem maduro aos pedaços, cebola muito picadinha, pepino aos cubinhos e manjericão esfarripado. Temperar com sal, azeite e vinagre balsâmico.

Pôr no frigorífico e comer bem frio. O melhor é mesmo prepará-lo de manhã para comer ao almoço ou ao jantar, guardando-o sempre no frigorífico. É uma delicia, acreditem!

“A cozinha é uma arte que só atinge a perfeição quando protege a saúde” [Io Appolloni]
Consulte o site da Appolloni Doçaria Artesanal em http://www.appolloni.pt

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório