Gastronomia

Receitas da Io: Panna Cotta

Este doce é um clássico da doçaria italiana. É fácil de fazer e verdadeiramente delicioso! Pode-se preparar inteiro ou em forminhas individuais.
Versão para impressão
Este doce é um clássico da doçaria italiana. É fácil de fazer e verdadeiramente delicioso! Pode-se preparar inteiro ou em forminhas individuais.

Image and video hosting by TinyPic
Para 8 pessoas:

1 lt de natas
200g de açúcar
3 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de rum branco
1 vagem de baunilha



Ferver durante 10 minutos as natas com o açúcar e a vagem de baunilha cortada a todo o comprimento. Juntar a gelatina previamente demolhada. Continuar a mexer. Mergulhar o tacho em água fria para arrefecer mais depressa. Juntar o rum, retirar a vagem de baunilha e guardá-la dentro do açúcar para a próxima vez que for necessária.

Pincelar com rum uma forma com buraco. Deitar o preparado lá para dentro. Deixar arrefecer e, só depois de estar frio, levar ao frigorífico durante, pelo menos, 3 horas. Servir com caramelo ou molho de morango.

Para o caramelo:

O recipiente ideal para levar a ferver o açúcar é um de cobre; se não tiver, um inoxidável é a melhor alternativa. Deixar ferver o açúcar até ficar louro-escuro. Cortar a fervura emergindo o tacho em água fria. Juntar um pouco de água até ficar líquido outra vez. Juntar também umas gotas de limão. Voltar a pôr ao lume. Quando levantar fervura está pronto.

Para o molho de morango:

600g de morangos
250g de açúcar
1 pitada de vanilina
1dl de água
4 colheres de sopa de licor Kirsch

Ferver o açúcar com a água até 120º (usar termómetro). Triturar os morangos num copo liquidificador. Passá-los por um passador de nylon ou inoxidável para não oxidar. Juntar este sumo ao açúcar.

Enquanto ferver, retirar a espuma. Quando a colher de pau ficar velada, está pronto. Juntar a pitada de vanilina e mexer. Quando estiver frio, juntar 4 colheres de licor. Guardar num frasco de vidro no congelador.

“A cozinha é uma arte que só atigne a perfeição quando protege a saúde” [Io Appolloni] – Consulte o site da Appolloni Doçaria Artesanal em http://www.appolloni.pt

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório