Gastronomia

Receitas da Io: Massa com Rúcula

Esta massa é muito simples de ser preparada. Os seus ingredientes são típicos italianos, mas hoje em dia já não é difícil encontrá-los também em Portugal: queijo mozzarella, tomates cereja, rúcula e basílico. Estes últimos três ingredientes, quanto m
Versão para impressão
Esta massa é muito simples de ser preparada. Os seus ingredientes são típicos italianos, mas hoje em dia já não é difícil encontrá-los também em Portugal: queijo mozzarella, tomates cereja, rúcula e basílico. Estes últimos três ingredientes, quanto mais frescos melhor, claro! Eu tenho o privilégio de os poder ir colher directamente à minha horta biológica, o que dá um sabor a este prato simplesmente único!

A massa mais indicada para este caso tem de ser curta: penne, farfalle, algo que não implique o corte, pois a ideia é comer este prato como se fosse uma salada. É boa sempre, mas sendo uma massa fria sabe melhor agora no Verão!

Image and video hosting by TinyPic

Ingredientes para 4 pessoas:

– 400g de massa penne
– tomatinhos cereja
– 400g mozzarella aos pedacinhos ou de mozzarella pequenina
– rúcula
– folhas frescas de basílico
– azeite, sal, vinagre balsâmico

Cozer a massa em água durante o tempo indicado no próprio pacote (cerca de 10 minutos). Quando a massa estiver cozida, escoar a água e deitá-la para uma terrina. Pôr um pouco de azeite para não se pegar. Deixar arrefecer um pouco.

Entretanto, preparar noutra terrina a mozzarella com a rúcula, os tomatinhos e as folhas de basílico. Temperar com azeite, sal e vinagre balsâmico como se estivéssemos a prepara uma salada.
Colocar a massa na terrina onde estão os ingredientes já temperados. Misturar e servir.

Esta massa também pode ser preparada horas antes de ser servida de modo a ficar mesmo fria. Neste caso, guardá-la no frigorífico.

“A cozinha é uma arte que só atinge a perfeição quando protege a saúde” [Io Appolloni]

Consulte o site da Appolloni Doçaria Artesanal em http://www.appolloni.pt

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório