Gastronomia

Receitas da Io: Fígado à Veneziana

Eu acho que ninguém devia morrer sem ver Veneza. É a cidade única por excelência!! Respira a beleza em tudo o que é sítio e foi aí que começou a minha vida artística. Tinha então 18 anos e filmava com Pier Paolo Pasolini "Comizi d´amore". No Lido beb
Versão para impressão
Eu acho que ninguém devia morrer sem ver Veneza. É a cidade única por excelência!! Respira a beleza em tudo o que é sítio e foi aí que começou a minha vida artística. Tinha então 18 anos e filmava com Pier Paolo Pasolini “Comizi d´amore”. No Lido bebia cocktails Bellini uns atrás dos outros, adorava! Mas vamos agora à receita da semana: fígado à Veneziana.

Como já tive oportunidade de dizer, gosto muito de recuperar matérias primas “pobres” mas saborosíssimas com um pouco de gosto e fantasia, como é o caso.   
Image and video hosting by TinyPicPara 4 pessoas:

– 500g de fígado de vitela
– 750g de cebola
– 1 dente de alho grande
– 1dl de azeite
– 1dl de vinho do Porto ou da Madeira seco
– sal
– salsa
– 1 limão ralado
 
Cortar a cebola às rodelas ou em meias luas, bem como o alho às rodelas e pôr a refogar em metade do azeite até ficarem transparentes. Se for preciso, juntar um pouco de água visto que o refogado não deve alourar. Quando estiver pronto, colocar salsa bem picada por cima.

Noutra frigideira pôr o resto do azeite, o fígado cortado às tiras ou aos quadrados e deixar aloirar dos dois lados em lume alto. Colocar sal grosso e refrescar com o vinho. É extremamente importante saltear o fígado com o lume forte para ficar tostado por fora e macio por dentro. Não pode nem deve cozer muito porque quanto mais coze, mais duro fica.

Empratar com uma camada de cebola, pedaços de fígado e por cima o limão ralado. Fica uma delícia!

“A cozinha é uma arte que só atinge a perfeição quando protege a saúde” [Io Appolloni]

Consulte o site da Appolloni Doçaria Artesanal em http://www.appolloni.pt

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório