Gastronomia

Receitas da Io: Brócolos Romanos

Os brócolos são originários do território romano. São verdes e com a particularidade de serem parecidos com castelos. Não é fácil de cultivar; eu, por exemplo, tentei cultivá-los no meu terreno e demoraram um ano a nascer. O seu sabor não tem nada a
Versão para impressão
Os brócolos são originários do território romano. São verdes e com a particularidade de serem parecidos com castelos. Não é fácil de cultivar; eu, por exemplo, tentei cultivá-los no meu terreno e demoraram um ano a nascer. O seu sabor não tem nada a ver com a couve-flor branca; é mais acentuado, refinado suave. É difícil de encontrar. Geralmente o El Corte Inglés e a Makro têm, mas só no inverno. Também se encontram nas lojas de produtos biológicos. Aqui vai a receita.



Ingredientes (para 8 pessoas):

– 2 brócolos grandes como na fotografia
– Água e sal para a cozedura dos mesmos

Para a bechamel:
– 1 colher bem cheia de margarina
– 1 colher de sopa de farinha
– 5 dl. de leite
– Sal, pimenta noz moscada.

Levar os dois brócolos ao lume numa panela bem grande, com água e sal. Quando ferver, mergulhar os brócolos e deixar cozer sem mexer. Passados 20 minutos, espetar um garfo para ver se estão cozidos. Retirar com muito jeitinho para não os partir e colocar num prato que pode ir ao forno.

Pôr o leite a ferver com sal. Num tacho pôr a colher de margarina, deixar derreter e depois juntar a farinha. Mexer sempre com a colher de pau até a farinha ser absorvida pela margarina. Juntar o leite a ferver e mexer sempre até ficar um creme liso. Juntar pimenta e noz moscada deixar descansar um pouco.

Verter a bechamel sobre os brócolos e levar a gratinar. Servir bem quente como acompanhamento de carne ou peixe. Se sobrar, saltear com azeite e alho.

“A cozinha é uma arte que só atinge a perfeição quando protege a saúde” [Io Appolloni]

Consulte o site da Appolloni Doçaria Artesanal em http://www.appolloni.pt

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub