Ciência

Realizado primeiro transplante total de rosto

O Hospital de Vall d'Hebron, em Barcelona, informou ter conseguido, com sucesso, o primeiro transplante total de um rosto na história da medicina mundial. Pele, nariz, lábios e maxilar, entre outros, foram reconstruídos para melhorar a vida de
Versão para impressão
O Hospital de Vall d’Hebron, em Barcelona, informou ter conseguido, com
sucesso, o primeiro transplante total de um rosto na história da medicina mundial. Pele, nariz, lábios e maxilar, entre outros,
foram reconstruídos para melhorar a vida de um doente com uma grave
deformação no rosto. 30
médicos participaram na operação de 22 horas.

A identidade do paciente não foi revelada, mas sabe-se que o jovem sofreu um traumatismo que provocou uma grave deformação do seu rosto. Esta condição causava-lhe não só graves problemas respiratórios, como também dificultava a alimentação e a fala, adianta o jornal El Mundo.

Foram transplantados a totalidade da pele e dos músculos faciais, o nariz, lábios, o maxilar superior, todos os dentes, o palato, os ossos dos pómulos e da mandíbula. Os médicos tiveram ainda de proceder à reconstrução dos vasos sanguíneos, um processo essencial para o sucesso do transplante.

A implantação dos tecidos foi realizada como se se tratasse da colocação de uma máscara, que era uma réplica do rosto do paciente.

Segundo Joan Pere Barret, líder da equipa de médicos que realizou a operação no passado mês de março, o paciente “encontra-se bem e recuperou satisfatoriamente no pós-operatório”, afirmou ao El Mundo.

O paciente deverá ficar no hospital durante dois meses, podendo depois fazer uma vida normal com o seu novo rosto. Os médicos garantem que as cicatrizes, por enquanto visíveis no pescoço e na face, ficarão perfeitamente dissimuladas no futuro. A sensibilidade será também recuperada.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório