iliving&trends

Realidade virtual, aumentada e mista: o que são e como vão entrar na sua vida

Imagine proporcionar a idosos com limitações financeiras e de locomoção a experiência de viajar pelo mundo sem sair da cama. Ou testar a disposição da mobília da sala com um móvel novo antes de colocá-lo em casa. Essas são apenas duas das muitas possibilidades de uso das realidades virtual, aumentada e mista. Mas afinal, o que significa cada um destes termos?
Versão para impressão
realidade virtual é totalmente simulada por computador, você tem a impressão de estar dentro de um mundo virtual. Alguns psicólogos utilizam a tecnologia para tratar pacientes com fobias, colocando-os em contato com os objetos que lhes causam medo, o que os ajuda a superá-los. Também se utiliza no jornalismo, onde o telespectador é transportado à realidade acompanhando de forma realista uma guerra ou um evento histórico, por exemplo.

© Body Hacks

A Realidade aumentada usa elementos virtuais no mundo real. O exemplo mais famoso é o jogo para smartphone Pokemon Go, em que os Pokemons são virtuais e parecem estar à sua frente, na relva ou na rua. Há ainda os filtros do SnapChat e, claro, a experiência que tem agora com a sua i9 magazine! Ainda não usou? Então baixe já a app e passe seu smartphone aqui por cima deste artigo para falar comigo e saber como diferentes profissionais utilizam essas realidades e inovam em seus negócios.

© Imagineality

E por fim, a realidade mista, também conhecida como realidade híbrida ou hiper-realidade, ocorre na combinação dos mundos real e virtual, há interação com objetos físicos e digitais em tempo real. É o caso do famoso gadget Microsoft HoloLens, em que o utilizador pode manipular hologramas formados pela lente dos óculos. É a junção da realidade aumentada com a realidade virtual, daí seu nome “misto”. Esta é a mais complexa e mais cara, mas já tem sido utilizada com sucesso na medicina, onde o médico pode interagir com imagens de ultrassom do paciente enquanto realiza uma cirurgia.

Por que razão cada vez mais empresas investem nestas tecnologias? Porque os resultados convencem. Leva-se o relacionamento com o consumidor a um nível mais profundo, com maior envolvimento, constroem-se memórias de experiência marcantes. Este mercado é promissor e o futuro é mesmo agora.

Veja o vídeo explicativo:

rodape_natasha2

  *Artigo escrito em Português do Brasil

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub