i9magazine

Ranking Internacionalização das Empresas Portuguesas: Panorama atual

Versão para impressão

Trata-se de uma parceria com a Fundação Dom Cabral e o apoio da AICEP – Portugal Global. Com base nesta tabela procuramos demonstrar o panorama atual da internacionalização das principais empresas nacionais.

As empresas portuguesas estão a operar em 81 países de todo o mundo, contudo há uma concentração da presença nacional na Europa, com 81 empresas. Destas, pela proximidade, 29 estão em Espanha, 17 no Reino Unido, seguindo-se 14 em França, 12 na Alemanha e nove na Polónia. O continente africano é o segundo a atrair mais empresas de Portugal – 71. Cabo Verde acolhe 11, Moçambique 25 e Angola lidera em termos de empresas, com 35 grupos portugueses internacionalizados no país.

No top dez de países com maior presença portuguesa ainda há a registar o Brasil, com 27 empresas, os Estados Unidos com 15, e em ex-aequo – com nove empresas, a Colômbia e o México.

Realizado pela primeira vez em 2014, o RIEP do ano passado volta a ser liderado pela Inapa. Face ao ranking anterior, a distribuidora de papel desceu ligeiramente o seu índice de transnacionalidade. A Logoplaste ocupa a segunda posição, inaugurando a sua participação nesta tabela. O Grupo Ramos Ferreira Engenharia é o terceiro classificado, registando uma subida em comparação com a edição de 2014.

Além da Logoplaste, existe uma nova entrada –o Grupo PCG – Profabril Consulplano, a atuar na áreCaptura de ecrã 2016-06-23, às 14.51.52a da engenharia.

Verifica-se que o setor da construção é o mais representado entre as primeiras dez empresas classificadas.

Por índice de receitas, a Inapa volta a surgir em primeiro lugar, seguida da TAP e Grupo Ascendum. No índice de colaboradores, a Inapa é de novo líder, contudo a Mota-Engil ocupa a segunda posição e a Logoplaste o terceiro lugar.

Para a execução do ranking geral do RIEP 2015 participaram 57 empresas que satisfizeram os critérios de elegibilidade.

// www.indeg.iscte-iul.pt

FONTE:
Ranking de Internacionalização das Empresas Portuguesas (RIEP)
2ª Edição – 2015
INDEG – IUL  ISCTE Executive Education
Parceiro – Fundação Dom Cabral
Apoio – AICEP

O conteúdo Ranking Internacionalização das Empresas Portuguesas: Panorama atual aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub