Negócios e Empreendorismo

Ramirez aumenta exportações e quer nova fábrica

NULL
Versão para impressão
Para fazer face às encomendas do estrangeiro, a conserveira Ramirez quer avançar com uma nova fábrica robotizada, num investimento de 16 milhões de euros, avança o jornal Expresso deste sábado. O objetivo é duplicar a capacidade atual.

A procura externa das latas de conservas Ramirez não pára de crescer. Segundo o Expresso, estes aumentos estão a obrigar a conserveira a aumentar a capacidade e a avançar rapidamente com a sua nova fábrica, em Matosinhos, para evitar a recusa de encomendas.

A nova fábrica implica um investimento de 16 milhões de euros e está pronta para avançar – com terreno e projeto concluído – estando a empresa apenas à espera da aprovação da classificação PIN (Projetos de Interesse Nacional) para facilitar os processos de aprovações.

Para avançar com a nova unidade, falta também a garantia do financiamento que está, em parte, dependente dos juros da banca. O presidente da Ramirez, Manuel Ramirez, garantiu ao Expresso que não aceitará “taxas exorbitantes” que comprometam a viabilidade do projeto. Cinquenta por cento do financiamento será assegurado pelo fundo comunitário Promare.

Caso surja algum entrave à construção da nova fábrica, a Ramirez poderá ampliar e modernizar as atuais instalações, mas a empresa alerta que o défice de espaço seria sempre um fator de estrangulamento e dificilmente cumpriria o objetivo de duplicar a produção.

A produção da Ramirez tem beneficiado, em parte, da turbulência que se vive em Marrocos. De acordo com o Expresso, a conserveira nota um aumento sobretudo da Alemanha e de Angola, que anteriormente previligiavam o mercado marroquino.

O resultado é um recorde absoluto de exportações que comprensam a descida, em cerca de 10%, das vendas no mercado interno. Neste momento, o mercado externo representa um peso de 60% na faturação da Ramirez. A empresa sublinha, no entanto, que não descura a distribuição nacional da marca.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório