Sociedade

Rainha Sta Isabel: 400 rosas de lã recordam “milagre”

Está a ser elaborado, em Coimbra, um manto com 400 rosas em lã para homenagear a Rainha Santa Isabel e assinalar os 400 anos da abertura do seu túmulo. Centenas de pessoas estão envolvidas na iniciativa que evoca o "milagre das rosas".
Versão para impressão
Está a ser elaborado, em Coimbra, um manto com 400 rosas em lã para homenagear a Rainha Santa Isabel e assinalar os 400 anos da abertura do seu túmulo. Centenas de pessoas estão envolvidas na iniciativa que evoca o ‘milagre das rosas’ protagonizado pela rainha.
 
De acordo com a Agência Lusa, a peça está a ser desenvolvida sob a alçada do Museu Nacional Machado de Castro (MNMC). Com sete metros de altura por cinco de largura, o manto, de nome Mantele, tem sido tricotado todos os sábados deste mês, prevendo-se a sua conclusão para 1 de Julho.
 
O mentor do projeto, João Pedro Gomes, afirma que esta se trata de uma “homenagem de admiradores, devotos ou não, à padroeira de Coimbra”, sublinhando que a peça não é nenhuma instalação artística, mas antes uma produção artesanal.
 
Embora grande parte dos envolvidos no projeto sejam pessoas de Coimbra, existem outras de localidades mais afastadas como, por exemplo, Paços de Ferreira. Todos colaboram em regime de voluntariado na confeção do manto que leva cera de 55 quilos de lã.
 
O Mantele será todo cor-de-rosa, feito com 30 quilos de lã. Os restantes 25 estão, quase na totalidade, destinados às rosas das mais diversas cores, de forma a evocar o lendário milagre que celebrizou a Rainha santa Isabel. Diz a lenda que Isabel de Aragão transformou o pão que levava aos pobres em rosas, para que o marido, D. Dinis, não descobrisse.
 
Segundo os promotores do projeto, a peça ficará exposta na varanda no MNMC, voltada para o Convento de Santa Clara-a-Nova, onde está o túmulo da rainha, até finais de Julho. Durante o verão serão ainda organizadas, na localidade, outras iniciativas no âmbito da homenagem.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório