Ciência

Química: Portuguesa galardoada internacionalmente

O trabalho que estuda a utilização de novos materiais que podem vir a ser usados como biossensores realizado por Cristina Sofia dos Santos Neves, estudante de doutoramento em Química sustentável, recebeu o prémio Best Paper Award Nano 2012.
Versão para impressão
O trabalho que estuda a utilização de novos materiais que podem vir a ser usados como biossensores realizado por Cristina Sofia dos Santos Neves, estudante de doutoramento em Química sustentável, recebeu, em Agosto, o prémio Best Paper Award Nano 2012.

Com o estudo “Silica nanocomposites based on europium-polioxometalates: preparation, characterization and photoluminescence studies “, a estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto viu a sua pesquisa distinguida na XI Conferência Internacional sobre materiais Nano estruturados. Esta distinção é dirigida aos jovens investigadores que tenham contribuído para o progresso da área da Nanotecnologia.

De acordo com as declarações da estudante à faculdade, os nanomateriais possuem propriedades fluorescentes que podem vir a ser muito úteis para o desenvolvimento de nanosensores. Estas propriedades de fluorescência (qualidade adquirida através de lantanídeos) podem ter múltiplas aplicações biológicas em diversos ramos da ciência como a medicina, nanotecnologia, ciências de materiais.

Com esta pesquisa, Cristina Neves desenvolveu materiais que podem ser mais eficientes e económicos para criar novos biossensores a partir dos polioxometalatos, classe de compostos inorgânicos extremamente versáteis e fáceis de manipular. A próxima e última fase neste estudo passa por imobilizar oligonucleótidos, um pequeno pedaço de uma cadeia simples de ácido, das nanopartículas.  

Apesar de a área da nanotecnologia estar a dar os primeiros passos, os avanços neste ramo têm sido promissores sendo um dos campos com mais margem de progressão, na área científica.

[Notícia sugerida por Alexandra Maciel]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório