Ciência

Químca: Criação de moléculas complexas vale Nobel

O trio de investigadores formado pelo norte-americano Richard Heck e pelos japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki recebeu esta quarta feira o Nobel da Química pelo desenvolvimento de uma ferramenta que liga átomos de carbono de modo mais eficiente,
Versão para impressão
O trio de investigadores formado pelo norte-americano Richard Heck e pelos japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki recebeu esta quarta feira o Nobel da Química pelo desenvolvimento de uma ferramenta que liga átomos de carbono de modo mais eficiente, para criar moléculas complexas que permitem criar novos fármacos e materiais.

Os três químicos, com idades compreendidas entre os 75 e os 80 anos, foram distinguidos pelas investigações sobre o “acoplamento cruzado do paládio catalisado”, um conjunto de reações químicas do carbono obtidas graças a um catalisador que utiliza este metal.

Cada um dos laureados deu seu nome a uma destas reações químicas: “A reação Heck, a reação Negishi e a reação Suzuki têm grande importância para os químicos, já que permitem a criação de elementos cada vez mais complexos e são importantes ferramentas para a busca de novos medicamentos”, destacou o júri, citado num comunicado oficial da academia.

A descoberta permitiu sintetizar, em última instância, diversos compostos a partir de substâncias complexas encontradas na natureza para encontrar substâncias mais eficazes na luta contra o cancro, a herpes e a SIDA.

Além disso, o produto desta investigação tem também uma grande utilidade prática na área da indústria eletrónica, já que possibilita a criação de novos materiais.

Este é o terceiro prémio Nobel anunciado até ao momento, tendo sido já revelados os da Medicina e da Física. Na quinta feira será atribuído o prémio da Literatura, na sexta feira é anunciado o da Paz e na segunda feira o da Economia.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório