Cultura

Quénia: Festival de cinema homenageia Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira vai ser o grande homenageado da 10.ª edição do Lusophone Film Fest, festival de cinema lusófono que vai decorrer em Nairobi, no Quénia. O evento vai dar destaque a dois filmes do cineasta português, falecido em Abril.
Versão para impressão
Manoel de Oliveira vai ser o grande homenageado da 10.ª edição do Lusophone Film Fest, festival de cinema lusófono que vai decorrer em Nairobi, no Quénia. O evento, que se realiza este sábado (30), vai dar destaque a dois filmes do cineasta português, falecido em Abril.
 
Em comunicado, a organização explica que o festival “vai prestar homenagem a Manoel de Oliveira, o mais velho realizador do mundo, que morreu, o mês passado, com 106 anos de idade, e estava ainda a dirigir vários filmes”.
 
O evento vai exibir o primeiro filme do cineasta, o documentário mudo “Douro, Faina Fluvial”, de 1931, bem como uma das suas mais recentes obras: “A Caixa”, de 1994. Além dos trabalhos de Manoel de Oliveira, o festival mostrará ainda as curtas-metragens “Eu Sou de Lá”, da brasileira Sansara Buriti, e “Vejo-te quando lá chegares”, do português Filipe Henriques.
 
“Premiado com galardões internacionais em festivais de cinema por todo o mundo, o cinema falado em português ainda é desconhecido da maior parte do público”, afirmam o Goethe-Institut Nairobi, responsável pela promoção do evento.
 
Segundo os promotores, está em causa uma comunidade cinematográfica próspera com 240 milhões de pessoas “que organiza mais de 80 festivais e prémios de cinema, com filmes maioritariamente 'consumidos' nos seus países de origem”.
 
Do espólio de Manoel Oliveira fazem parte mais de 30 longas-metragens – a primeira das quais “Aniki-Bobó”, de 1942 – e outros tantos documentários e curtas. 
 
De acordo com a sua produtora, o Som e a Fúria, mesmo depois de estrear a sua curta de 2014, “O Velho do Restelo”, que acabou por ser a sua última obra estreada em vida, Manoel de Oliveira continuava interessado em futuros projetos, dependentes “da sua disponibilidade física”.

Clique AQUI para saber mais sobre o festival (em inglês).

 

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório