Sociedade

Quatro universidades portuguesas entre as melhores

NULL
Versão para impressão
As universidades de Aveiro, Coimbra, Porto e Nova de Lisboa foram selecionadas pelo Times Higher Education (THE) como algumas das melhores do mundo. As instituições foram destacadas num ranking que premeia, entre outros fatores, o método de ensino e encontram-se entre as 400 melhores.

A mais bem colocada das quatro universidades portuguesas foi a Universidade de Aveiro, instituição fundada em 1973 que forma 15 mil estudantes por ano. A instituição, que ficou em 304º lugar, recebeu a nota mais positiva na categoria que analisa a colaboração com universidades estrangeiras.

Além deste critério, o ranking mundial analisou as escolas tendo em conta o método de ensino, a investigação, o prestígio da instituição, o número de citações, o número de estudantes internacionais, o pessoal, a ligação à indústria e a qualidade de ensino. Estas categorias comportam, cada uma, vários outros fatores que foram tidos em conta na classificação final.

A Universidade do Porto ficou na 333ª posição, a Universidade de Coimbra ocupa o 355º lugar e a Universidade Nova de Lisboa ficou com o 381º lugar da tabela.

A organização do ranking, a revista Times Higher Education World University, acredita que “criou o padrão-ouro em comparações internacionais de desempenho de universidades”, informa no seu site.

Nos primeiros 200 lugares da lista ficaram as melhores de todas as instituições mundiais. Em primeiro lugar ficou a Universidade de Oxford, seguida de Cambridge e do Imperial College of London, todas universidades inglesas. No topo da tabela ficaram também instituições de ensino da Suíça, Alemanha, Suécia e França.

Mas nem só universidades europeias foram distinguidas. A Universidade de Alexandria, no Egito, está ente as melhores 350 instituições, e na tabela ficaram ainda três escolas da África do Sul. Entre as melhores ficaram também duas universidades brasileiras e uma do Chile.

Para consultar o ranking, clique aqui.

[Notícia sugerida por Elsa Martins, Teresa Teixeira e Vitor Fernandes] 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório