Cultura

Quatro artefactos egípcios foram recuperados

Quatro objetos que haviam sido roubados do Museu Egípcio, no Cairo, durante a revolução civil em janeiro foram agora encontrados, conforme indica em comunicado do Ministro das Antiguidades, Dr. Zahi Hawass.
Versão para impressão
Quatro objetos que haviam sido roubados do Museu Egípcio, no Cairo, durante a revolução civil em janeiro foram agora encontrados, conforme indica em comunicado do Ministro das Antiguidades, Dr. Zahi Hawass.

Os objetos recuperados incluem uma estátua de Tutankhamon dentro de um barco com um arpão numa mão. A estátua sofreu danos nomeadamente na coroa e na parte das pernas. O barco permaneceu no museu e será agora completada com a figura de Tutankhamon.

Outro dos objetos encontrados é uma trombeta em madeira e bronze, que segundo o comunicado de Hawass “está em muito boas condições e vai ser exposta ao público de imediato”.

Também uma peça funerária, parte de uma coleção composta por dez estátuas pertencentes ao casal faraónico Yuya e Tjuya foi recuperada. Está em “muito boas condições, pelo que não será necessário ser restaurada”, avança o comunicado.

Segundo o diretor do Museu do Egito, Dr. Tarek El-Awady estará mesmo pronta para ser exibida.

Por último foi também recuperado parte de um leque com a figura de Tutankhamon, que também estava na mala,enquanto a outra parte continua desaparecida. Este é o objeto que está mais danificado, uma das caras está bem conservadas mas a outra está partida em 11 pedaços.

Os quatro artefactos foram encontrados por acaso pelo arqueólogo Salah Mohamed que ia para o trabalho e se deparou com os objetos dentro de uma mala numa estação de metro do Cairo.

No passado mês de fevereiro foi também encontrada uma estátua de Akenatón num contentor do lixo.

“Agora faltam apenas encontrar 33 objetos”, explicou Zawi Hawass ao The Telegraph. O responsável afirmou estar “muito contente” por terem reencontrado estes belos artefactos da coleção de Tutankhamon.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub