Saúde

Quarentões em boa forma mais resistentes ao cancro

Os homens que mantêm uma boa forma física na meia-idade revelam menos risco de contrair certos tipos de cancro. Mesmo que, mais tarde, desenvolvam tumores malignos, estes homens tem mais hipóteses de sobreviver à doença.
Versão para impressão
Os homens que mantêm uma boa forma física na meia-idade revelam menos risco de contrair certos tipos de cancro. Mesmo que, mais tarde, desenvolvam tumores malignos, estes homens tem mais hipóteses de sobreviver à doença. 
 
A relação entre as doenças cardiovasculares e o exercício físico já está bem documentada, mas um estudo da Universidade de Vermon, nos EUA, vem demonstrar que a prática regular de exercício pode também ser fundamental para evitar mortes por cancro, pelo menos no que diz respeito à saúde masculina.

Juntamente com a sua equipa, a investigadora Susan G. Lakoski analisou a forma física de quase 14 mil homens ao longo de mais de 40 anos. Os dados destes exames foram depois cruzados com resultado de testes oncológicos aos pulmões, à próstata e na zona colo-retal, realizados entre 1999 e 2009. 
 
Entre os 14 mil participantes do estudo, 1.310 desenvolveram cancro da próstata, 200 cancro do pulmão e 181 cancro colo-retal. Mas os autores da investigação descobriram que a resistência cardiorrespiratória destes homens estava associada a uma hipótese de desenvolver cancro 55% menor, no caso dos pulmões, e 44% menor no caso do cancro colo-retal. A mesma relação não se verificou, contudo, no caso do cancro da próstata. 
 
O estudo também confirmou que a boa forma física reduz em 32 por cento o risco de morrer de cancro na terceira idade entre os homens que desenvolveram a doença após os 65 anos de idade. 

De acordo com o artigo divulgado esta semana na versão online do jornal JAMA Oncology “este é o primeiro estudo que demonstra que a boa forma física previne certos tipos de cancro e a probabilidade de morrer desta doença, após diagnóstico”. 

“Este estudo reforça a importância de prescrever a prática de exercício físico como medida de prevenção de doenças”, concluem os investigadores que, agora, querem realizar o mesmo estudo junto da população feminina.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório