Fitness & Bem-estar

Quarenta escritores de 10 países em Matosinhos

A 5ª edição do LEV volta a reunir, em Matosinhos, alguns dos nomes mais importantes da literatura. Apesar da nuvem de cinza vulcânica que está a afectar toda a Europa ter motivado algumas ausências, entre eles, o aclamado jornalista Robert Fisk, o
Versão para impressão
A 5ª edição do LeV volta a reunir, em Matosinhos, alguns dos nomes mais importantes da literatura. Apesar da nuvem de cinza vulcânica que está a afectar toda a Europa ter motivado algumas ausências, entre eles, o aclamado jornalista Robert Fisk, o evento decorre com dezenas de convidados. O encontro decorre de 17 a 20 de Abril.

Pelo quinto ano consecutivo, a cidade recebe escritores de 10 países – Argentina, Brasil, Espanha, Holanda, Israel, Itália, Marrocos, México, Reino Unido e Tunísia -, para além de Portugal, num evento que tem como objectivo primordial a “promoção do livro e da literatura e a criação de novos leitores”, explica o vereador da cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.

Durante quatro dias, o LeV junta, em torno da literatura de viagens, 40 escritores e personalidades ligadas à fotografia, música, artes plásticas e ciências. Para além dos debates à volta das oito mesas temáticas (com cinco escritores por mesa), o encontro conta com lançamentos de livros, workshops, um ciclo de cinema associado à viagem, uma exposição fotográfica (“A última fronteira”, de Gonçalo Rosa da Silva) e uma peça de teatro (“Relativamente”, no Cineteatro Constantino Nery).

Com o objectivo de “atrair o público mais jovem para a literatura”, alguns escritores vão também visitar escolas do concelho de Matosinhos. Na Galeria Nave, está já aberta a Feira do Livro – com mais de 300 mil livros -, de cerca de 150 editoras, que se prolonga até ao dia 25 de Maio.

Este é já um dos mais importantes encontros literários do país – juntamente com as Correntes d’ Escritas, na Póvoa de Varzim – e, segundo Fernando Rocha, uma iniciativa com grande importância para a cidade de Matosinhos: “Já tivemos de deixar de explicar aos nossos convidados onde fica Matosinhos. É um evento que ultrapassa as fronteiras da cidade e mesmo de Portugal”.

Na edição de 2009, o LeV recebeu cerca de três mil visitantes. Nesta edição, a autarquia espera receber “pelo menos mais um do que o ano passado”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório