Negócios e Empreendorismo

Publicidade: Campanha com selo luso no ‘top’ da década

A campanha publicitária "Real Beauty Sketches", integrada na iniciativa "Real Beauty" da marca Dove e pensada pelo "copywritter" português Hugo Veiga, acaba de ser eleita uma das cinco melhores da década.
Versão para impressão
A campanha publicitária “Real Beauty Sketches”, integrada na iniciativa “Real Beauty” da marca Dove e pensada pelo “copywritter” português Hugo Veiga, acaba de ser eleita uma das cinco melhores da década no âmbito de uma votação internacional promovida pelo Youtube em parceria com os Webby Awards.
 
O anúncio, da responsabilidade de Hugo Veiga e do brasileiro Diego Machado, diretor criativo dos escritórios da agência publicitária Ogilvy em São Paulo, no Brasil, e que, em 2013, se tornou viral na Internet, foi considerado o 5.º melhor anúncio publicitário dos últimos 10 anos pelos utilizadores do maior site de partilha de vídeos.
 
Filmada nos EUA, a campanha mostra, numa primeira fase, várias mulheres a serem desenhadas por um ilustrador forense do FBI, Gil Zamora, a partir das suas próprias descrições e, numa segunda fase, a repetição destes retratos com base em descrições feitas por desconhecidos. 
 
Estes últimos retratos resultam em rostos mais realistas e mais bonitos do que os anteriores, o que prova aquilo que os criativos já previam, depois de consultarem um psicólogo que lhes falou sobre a autoestima feminina: as mulheres descrevem-se de uma forma mais negativa do que os estranhos que as veem pela primeira vez.


Veja o anúncio publicitário pensado por Hugo Veiga que acaba de ser considerado o 5.º melhor da década
 

Em comunicado, a Google, detentora do Youtube, descreve o vídeo distinguido, que somou mais de 65 milhões de visualizações desde que foi publicado naquela plataforma, como “uma experiência social que mostra às mulheres que, no que toca à beleza, elas são, muitas vezes, as suas piores críticas”. 
 
O movimento da marca da Dove pela beleza real, concebido pela Ogilvy e que arrancou há 11 anos, tornou-se muito poupular desde o seu lançamento em Inglaterra e no Canadá, onde, inicialmente, os taxistas foram convidados a descrever mulheres em fotografias como “gordas ou elegantes” e “enrugadas ou maravilhosas”, desencadeando o debate sobre os atuais padrões de beleza femininos. 
 
O grande vencedor do concurso agora promovido pelo Youtube para assinalar o seu 10.º aniversário, que está a comemorar-se em 2015, foi o anúncio “Kobe vs. Messi: The Selfie Shootout”, da responsabilidade da companhia aérea Turkish Airlines e das agências Crispin Porter + Bogusky e Starcom.
 
Trata-se de uma luta de 'selfies' entre duas das maiores estrelas internacionais do mundo do desporto, o basquetebolista Kobe Bryant e o futebolista Messi, que, logo nos primeiros três dias, conseguiu alcançar 25 milhões de visualizações e que, neste momento, conta já com mais de 140 milhões de 'views' no Youtube. 
 
Clique AQUI para conhecer o “top” completo dos cinco melhores anúncios da década (em inglês).
 

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close