Saúde

Projeto “Voar pela EM” passou por Portugal

Chama-se "Fly for MS", e em português quer dizer "Voar pela EM", voar pela Esclerose Múltipla (EM). Os responsáveis pelo projeto são dois europeus e um norte-americano que se propuseram a percorrer 30 mil quilómetros num avião Cessa passando por 28 p
Versão para impressão
Chama-se “Fly for MS”, e em português quer dizer “Voar pela EM”, voar pela Esclerose Múltipla (EM). Os responsáveis pelo projeto são dois europeus e um norte-americano que se propuseram a percorrer 30 mil quilómetros num avião Cessa passando por 28 países para chamar a atenção e sensibilizar autoridades e população para esta doença do sistema nervoso central sem causa conhecida nem cura.

Os protagonistas desta aventura aterraram esta quinta-feira em Portugal, no Aeroporto de Figo Maduro trazendo dois doentes desde Guarda até Lisboa para receberem tratamento no centro de neuro-reabilitação da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e que lamentam não ter na sua área de residência um espaço exclusivo para os portadores de EM.

À sua espera, no Figo Maduro, estavam ainda sete doentes com EM. Quatro deles tiveram oportunidades de experimentar voar no Cessna, de acordo com a edição de hoje do Correio da Manhã.

As estimativas oficiais apontam para que haja em Portugal 5 mil doentes com EM mas o último estudo tem 10 anos

Manuela Neves, diretora da SPEM, lamenta que o Estado não comparticipe a neuro-reabilitação e outros tratamentos. “Um doente com EM tem necessidades que vão muito além do tratamento farmacológico e o estado não comparticipa, por exemplo, tratamentos de urologia ou psiquiatria”, disse, alertando também para a falta de sensibilidade dos próprios médicos.

 “Esta doença manifesta-se por surtos e se os doentes vão a uma junta médica numa fase em que estão melhor os médicos não atribuem grau de incapacidade”, lamenta a mesma responsável.

Um dos viajantes é o romeno Andrei Floroiu, que deixou o emprego que tinha em Wall Street para dedicar-se a esta aventura. Os outros dois viajantes são o americano Paul de Luna e o estoniano Keith Sillats. A viagem pode ser acompanhada em blog.flyms.com.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório