Em Destaque Negócios e Empreendorismo

Projeto vencedor vai ajudar a prevenir as enchentes de turistas

Estudantes da Universidade Europeia vencem concurso internacional de Tecnologias de Informação
Versão para impressão
por redação

Rodolfo Silva e Maria Ferreira, estudantes da Universidade Europeia venceram o IoT challenge da HPE CommsWorld, um desafio internacional de tecnologias de informação que decorreu de 10 a 12 de maio, em Cascais. Os jovens foram premiados com uma viagem ao IoT Innovation Center, situado em Genebra, na Suíça.

Nesta competição internacional estiveram em concurso ideias empreendedoras para diversas áreas como saúde, mobilidade, energia, entre outras, tendo como mote os temas: Health & happy aging, Mobility & transportation ou Be smart: Energy, Manufacturing & Buildings.

A equipa vencedora, constituída pelos dois estudantes da Universidade Europeia das áreas do Turismo e do Marketing e por Carlos Pagamin, um elemento externo à instituição e com formação em IT, desenvolveu o tema Mobility & Transportation e apresentou o projeto DroneGuard. Trata-se de um equipamento que permite a melhoria da gestão da ocupação de locais de interesse público ao ar livre, com o auxílio de um drone alimentado por painéis solares.

Os jovens identificaram a existência de uma necessidade e Carlos Pagamim garantiu a exequibilidade tecnológica do projeto. DroneGuard tem como objetivo otimizar a gestão do número de pessoas que se deslocam a um destino turístico e fornecer, por antecipação, uma perspetiva em tempo real do cenário que vão encontrar e qual a melhor hora para o fazer de modo a assegurar a melhor experiência para o visitante.

Numa primeira fase, o objetivo dos jovens vencedores é aplicar o projeto DroneGuard às praias mais congestionadas de Lisboa durante a época balnear. Num futuro próximo, os estudantes da Universidade Europeia pretendem implementar esta tecnologia nos centros históricos das cidades.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório