Ambiente

Projeto vai plantar 100 milhões de árvores em Portugal

NULL
Versão para impressão
O objetivo é plantar, até 2030, 400 milhões de árvores em vários países do mundo, das quais 100 milhões em Portugal. Desde 2003, a Fundação Floresta Unida, responsável pelo projeto, já plantou em Portugal 880 mil árvores. Em outubro, arranca mais uma fase de reflorestação em Porto de Mós na qual dois mil voluntários vão plantar 20 mil árvores.

Com esta iniciativa, a Fundação Floresta Unida fica a cargo do maior programa mundial de reflorestação sustentável. Em Portugal é a única organização sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento sustentável do património florestal.

David Lopes, responsável da Floresta Unida, explicou ao Boas Notícias que a “missão desta organização, além de plantar árvores, é sensibilizar as pessoas para a proteção e gestão do património florestal”.

Após a plantação das árvores, a fundação tem como missão acompanhar as espécies plantadas, “assim como toda a área envolvente”. Para tal, conta com uma equipa residente de técnicos que “acompanha a área plantada e garante que durante 30 anos as espécies estão protegidas”.

Os voluntários que procedem à reflorestação também estão envolvidos no acompanhamento das áreas e “das árvores que plantaram”.

Porto de Mós: 20 mil árvores em outubro

A próxima fase de plantação decorre já no dia 22 de outubro, em Porto de Mós, no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Carvalhos, sobreiros e pinheiros vão ser plantados por dois mil voluntários, numa área de 20 hectares naquele Parque Natural, num total de 20 mil árvores.

Para além da área do Parque Natural de Serra de Aire, a fundação atua em mais cerca de 40 áreas em Portugal. Durante este ano já “contaram com a participação de 9.000 voluntários que participaram nas atividades da Floresta Unida”.

Enquadrado nesta definição está o objetivo daquela que é apenas uma das ações da fundação. “Vamos plantar 20 mil árvores, com dois mil voluntários, mas também vamos garantir a proteção de oito mil árvores que já estão nesta área onde vamos intervir”, salientou David Lopes.

Outros países e campanhas

A Floresta Unida tem a sua sede em Portugal mas conta também com representações em Espanha, França, Itália e no Chile. Desde a sua criação, em 2003, a fundação já plantou em Portugal 880 mil árvores.

A fundação implementa as suas ações em áreas públicas ou comunitárias com apoio “de patrocinadores e algumas entidades”. A organização não tem qualquer apoio estatal, “o que por um lado é positivo porque nos permite ser independentes”, sublinhou David Lopes.

Neste momento, a fundação tem também a decorrer, no Facebook, a campanha “One LIKE One TREE” onde, por cada novo fã, a Floresta Unida planta uma árvore com 30 anos de gestão. Para os mais preguiçosos, para quem está longe ou para quem tem pouco tempo, esta será uma boa maneira de ajudar.

Clique AQUI para o site da Fundação Floresta Unida.

Clique AQUI para aceder à campanha no Facebook.

Ana Silva

[Notícia atualizada a 07.09.2011 às 15h09]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório