Cultura

Projeto social Orquestra Geração em digressão

A arte pode mudar vidas. Prova disso é o projeto Orquestra Geração que aproxima 900 crianças e jovens de comunidades desfavorecidas da prática musical. Esta original orquestra vai mostrar o talento dos seus músicos em 18 concertos gratuitos, de norte
Versão para impressão
A arte pode mudar vidas. Prova disso é o projeto Orquestra Geração que aproxima 900 crianças e jovens de comunidades desfavorecidas da prática musical. Agora, esta original orquestra vai mostrar o talento dos seus músicos em 18 concertos gratuitos, de norte a sul do país. 
 
São crianças e jovens, dos 6 aos 17 anos de idade, que nunca tiveram contacto com música e que agora, graças à Orquestra Geração – Sistema Portugal, sabem tocar instrumentos como violinos, violas de arco, violoncelos e contrabaixos, bem como flautas, oboés, clarinetes e saxofones. 
 
A Orquestra Geração é um projeto de inclusão social, lançado em 2007, que já abrange dezenas de escolas da Grande Lisboa e de Coimbra e que aposta na música para reforçar as competências individuais, sociais e escolares de alunos menos favorecidos.
 
Durante os meses de Junho, Julho, Outubro, Novembro e Dezembro, as várias escolas da Orquestra Geração vão atuar em Centros Comerciais de norte a sul do país, incluindo ilhas, levando aos visitantes destes espaços temas conhecidos do reportório clássico. 
O lançamento deste ciclo de concertos está marcado para esta quarta-feira, Dia Mundial da Criança – no Centro Colombo (Praça dos Navegantes), às 17H30.  Neste primeiro concerto, as 83 crianças que integram o elenco da Orquestra Municipal Geração da Amadora irão, sob a direção musical do Maestro Juan Carlos Maggiorani, vão interpretar alguns temas clássicos de Charpentier, M.A., Mussorgsky, M., Georges Bizet, Beethoven e Merle Isaac.
 


Os concertos decorrem sempre ao final da tarde e, em cada Centro Comercial, serão dados a conhecer os projetos musicais da Orquestra Geração da respetiva zona geográfica.  
 
O Projeto “Orquestras Sinfónicas Juvenis” – Orquestra Geração é inspirado no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela (El Sistema), que tem na Orquestra Sinfónica Simón Bolívar o seu expoente máximo de qualidade, dirigida por grandes nomes do mundo da música, e que, há mais de 38 anos, integra nos seus agrupamentos crianças e jovens provenientes de bairros carenciados, com problemas de insucesso e abandono escolar e com dificuldades de integração social.

Este ciclo do projeto Orquestra Geração – Sistema Portugal insere-se na estratégia de Responsabilidade Social e de apoio à comunidade dos Centros Comerciais da Sonae Sierra e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.  

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório