Sociedade

Projeto quer travar suicídio em Odemira

"A Vida Vale - Pela vida contra o suicídio" é o nome da iniciativa organizada pela Fundação Odemira para combater as taxas de suicídio no concelho alentejano, uma das mais elevadas da Europa. A intervenção arranca em setembro com o apoio da Cruz Verm
Versão para impressão
[Foto: Barragem de Santa Clara-a-Velha – C.M. Odemira]

“A Vida Vale – Pela vida contra o suicídio” é o nome da iniciativa organizada pela Fundação Odemira para combater as taxas de suicídio no concelho alentejano, uma das mais elevadas da Europa. A intervenção arranca em setembro com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa.

As freguesias de Sabóia e Santa Clara estão no centro deste projeto de intervenção: 12 por cento e 5 por cento do total de óbitos registados nesses locais, entre 1992 e 2005, correspondem a suicídios. No mesmo período, 207 suicídios ocorreram em todo o concelho de Odemira, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística.

“Queremos saber quais são as razões pelas quais ocorre este fenómeno, mas depois queremos ajudar a resolvê-las, participando com as pessoas na análise e no estudo dos seus problemas”, explicou Francisco Antunes, presidente da Fundação Odemira, à agência Lusa.

O isolamento ligado à “ausência de desenvolvimento” na região pode ser um dos motivos que justifica as elevadas taxas de suicídio. Por isso, as ações do projeto de intervenção passarão pela utilização de “mecanismos de proximidade” que permitam “estabelecer laços, intercâmbio de culturas e conhecimentos”, adianta Francisco Antunes.

Essa será a função da Escola Profissional de Odemira, instituição que irá desenvolver e promover atividades para “fazer aproximar os jovens dos mais velhos”. As Juntas de Freguesia de Sabóia e Santa Clara e outras associações culturais vão também apoiar as ações do projeto.

“A Vida Vale – Pela Vida contra o Suicídio” é um projeto totalmente custeado pela Fundação Odemira e representa um investimento de 130 mil euros.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório