Cultura

Projeto português “Latas na Cidade” chegou à Áustria

O projeto português Latas na Cidade, que transformou meras latas em máquinas fotográficas que foram espalhadas em vários locais, convidando quem as descobria a tirar o seu próprio retrato do momento, chegou, em Agosto, à capital austríaca.
Versão para impressão
O projeto português Latas na Cidade, que transformou meras latas em máquinas fotográficas que foram espalhadas em vários locais, convidando quem as descobria a tirar o seu próprio retrato do momento, chegou, em Agosto, à capital austríaca, Viena.
 
A iniciativa, que arrancou em Lisboa no passado mês de Abril, foi criada para aguçar a curiosidade em relação à fotografia “pinhole” ou estenopeica, uma técnica fotográfica que dispensa o recurso a lentes, requerendo apenas um compartimento estanque à luz, um pequeno orifício – o pinhole ou estenopo – e um material fotossensível.
 
Cada uma das latas é acompanhada por um autocolante em que, além das frases “Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!”, estão também todas as instruções necessárias para a sua utilização, os contactos do Imagerie – ateliê que promove o projeto – e um espaço onde os utilizadores podem deixar o nome, o contacto e o título da fotografia.
 
Depois de ter feito as delícias dos lisboetas e ter, também, passado pelo Barreiro, onde foram deixadas, em diversos pontos, mais de duas dezenas de latas, o projeto ultrapassou, para satisfação dos mentores, as fronteiras do território nacional.
 
“O nosso amigo e colaborador Francisco Falcão, um realizador residente em Viena, apresentou o projeto à plataforma QQ, uma pequena organização local que se dedica a criar uma 'interface' entre profissionais da área artística e potenciais patrocinadores”, explicaram à Lusa os criadores do Latas na Cidade e responsáveis pelo ateliê, Magda Fernandes e José Domingos.
 
A ideia agradou e, durante Agosto, foram postas em circulação em Viena cerca de 30 latas, adiantaram. “Apesar de o objetivo final se manter, os responsáveis pela plataforma QQ adaptaram o projeto ao seu público, tornando-o um pouco diferente dos moldes” em que foi realizado em Portugal, desvendaram ainda.
 
Segundo Magda e José, “acabaram por anunciar previamente a data, a hora e o local onde se encontrariam as latas e deslocarem-se até lá para serem eles próprios a instigar as pessoas ao seu uso”.

Coimbra é o próximo destino das latas
 

De acordo com os responsáveis, o próximo Latas na Cidade vai decorrer em Coimbra, nos dias 1, 2 e 3 de Outubro, sendo que, antes dessa edição, a cidade vai receber a 29 de Setembro um workshop gratuito de fotografia pinhole, no Teatro Académico Gil Vicente.
 
Para Outubro e Novembro – ainda com atas e locais a definir – estão também previstas as exposições Latas na Cidade no Barreiro e em Lisboa, onde serão exibidos os resultados dos projetos.
 
Atualmente, os seus criadores estão em contacto com algumas instituições em Portugal e no estrangeiro para continuarem “a levar esta experiência ao máximo de pessoas possível”, concluíram.
 
Clique AQUI para aceder à página do Facebook do projeto Latas na Cidade, onde poderá ver as experiências de quem utilizou estas “máquinas fotográficas” especiais em Viena.

[Notícia sugerida por Alexandra Maciel]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub