Inovação e Tecnologia

Projeto português de viticultura premiado nos EUA

O projeto vinícola VinePAT, desenvolvido pela Universidade do Minho e Universidade Católica, venceu o concurso "Cockrell School of Engineering Championship", promovido pela Universidade do Texas, em Austin, EUA, onde participaram outras 18 equipas de
Versão para impressão
O projeto vinícola VinePAT, desenvolvido pela Universidade do Minho e Universidade Católica, venceu o concurso “Cockrell School of Engineering Championship”, promovido pela Universidade do Texas, em Austin, EUA, onde participaram outras 18 equipas de oito países provenientes de escolas prestigiadas como a Penn State University, Georgia Institute of Technology, University of Illinois, Stockholm School of Entrepreneurship ou a Aachen University .

O VinePAT consiste num sistema de recolha e análise de dados que permite aos produtores de vinho controlar a qualidade das uvas que produzem. Podem assim “decidir sobre os tratamentos a aplicar na fase de maturação das uvas, bem como a altura ótima para a vindima”, conforme explicou à Lusa, fonte da UMinho.

 Segundo especifica a UMinho, “o sistema envolve um dispositivo portátil que recolhe múltiplos parâmetros e, em tempo real e de forma não invasiva, fornece numa plataforma online, a informação rápida e suficiente para o viticultor. Ou seja, o método é uma espécie de raios X químico à uva ou a impressão digital desta”.

A equipa premiada na categoria “Idea to Product (I2P) Global Competition”, representando a COTEC Portugal no evento, integrou os investigadores Rui Martins (Departamento de Biologia da Universidade do Minho) e César Ferreira (Universidade Católica) e os estudantes de MBA João Ferreira e Joaquim Valente (EGP – University of Porto Business School).

Foi a primeira vez que um projeto representante do Programa COHiTEC, da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação venceu esta prova de prestígio mundial, após dois segundos lugares (2009, 2008) e um terceiro lugar (2007).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório