Inovação e Tecnologia

Projeto português de aulas online vence prémio europeu

Uma nova plataforma digital portuguesa permite aos professores gravarem as suas aulas e partilhá-las com os seus estudantes na Internet. O Educast@fccn, criado por uma unidade da Universidade do Porto, venceu o prémio europeu EUNIS Elite Award 2013.
Versão para impressão
Uma nova plataforma digital portuguesa permite aos professores gravarem as suas aulas e partilhá-las com os seus estudantes na Internet. O Educast@fccn, criado por uma unidade da Universidade do Porto, venceu o prémio europeu EUNIS Elite Award 2013, que distingue todos os anos os melhores projetos no campo dos sistemas de informação do ensino superior.

Este sistema inovador permite que os vídeos sejam registados e partilhados de uma forma simples e livre. O objetivo do projeto do Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação (GATIUP) passa por criar uma nova estratégia de e-learning, com base na componente audiovisual.

Além disso, os utilizadores podem fazer uso de ferramentas de edição para combinar, “de forma síncrona, os sinais de áudio, vídeo e slideshow”. “Os conteúdos produzidos são posteriormente disponibilizados aos alunos através da internet e dispositivos móveis por streaming ou download”, explica a equipa do Educast@fccn na sua página oficial de Facebook.

O serviço online, da responsabilidade da Fundação para a Computação Científica Nacional, encontra-se disponível para todas as instituições pertencentes à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que cobre várias instituições públicas e privadas na área da educação e da investigação.

“Esta é a segunda vez que a EUNIS reconhece a mais-valia do Educast@fccn ao nível da promoção do e-learning e da utilização de vídeo no Ensino Superior”, explica o jornal Notícias da Universidade do Porto. Em 2012, o projeto recebeu uma menção honrosa associada ao mesmo prémio.
 
O EUNIS Elite Award 2013 vai ser entregue durante o 19.º Congresso da European University Information Systems Organization, que se realiza entre 12 e 14 de Junho, em Riga, na Letónia.
 
Clique AQUI para consultar o site oficial do Educast@fccn.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub