Negócios e Empreendorismo

Projeto luso aumenta produtividade do gado

NULL
Versão para impressão
Na quinta do Ladoeiro, em Idanha-a-Nova, o empresário Manuel Rito e o veterinário Álvaro Lopes lançaram um novo conceito de vacaria para aumentar a produção de leite. Ali, os animais têm direito a um verdadeiro tratamento de luxo, desde a alimentação à higiene.

Ao todo, a quinta alberga 1300 animais – meia centena em ordenha e 800 vitelos ou vacas em período "seco". Todos são monitorizados através de um sistema informático que alerta os técnicos para qualquer problema de saúde, noticia o Correio da Manhã (CM).

Um dos pontos fulcrais do projeto nascido há 15 anos é a alimentação: a fórmula de ração administrada aos bovinos foi desenvolvida pelos próprios responsáveis da quinta.

O conforto é também outra das preocupações. Por isso, as vacas têm ao seu dispor chão almofadado, onde se podem deitar confortavelmente, ventiladores com uma espécie de chuveiro, para as refrescar no verão, e manjedouras de aço inoxidável para a comida manter a sua qualidade durante mais tempo.

Há ainda "pedicure" – as vacas passam as patas por uma solução destinada a desinfectar e endurecer os cascos – e massagens, feitas por escovas automáticas que rodam de cada vez que os animais se encostam. O intuito, explica Manuel Rito ao CM, é "produzir leite da melhor qualidade".

"Antigamente, apenas havia a preocupação de alimentar os animais, mas hoje em dia exige-se mais deles e, por isso, temos de dar mais qualquer coisa em troca também", acrescenta o empresário.

[Notícia sugerida pela utilizadora Elsa Martins]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub