Inovação e Tecnologia

Projeto da UMinho destacado na imprensa espanhola

O diário online espanhol ABC.es destacou, esta segunda-feira, uma nova ferramenta criada pela Universidade do Minho, a WikiScore, que funciona como uma espécie de Wikipédia musical.
Versão para impressão
O diário online espanhol ABC.es destacou, esta segunda-feira, uma nova ferramenta criada pela Universidade do Minho, a WikiScore, que associa a música e a informática funcionando como uma espécie de Wikipédia para a transcrição de partituras musicais.

O artigo, da autoria da jornalista Belén Rodrigo, correspondente daquele órgão de comunicação social em Lisboa, explica que a nova plataforma – cujo lançamento o Boas Notícias avançou recentemente – se destina à produção e partilha de conteúdos musicais em larga escala.

Belén Rodrigo cita um comunicado daquela instituição de ensino superior e refere que o projeto contou com a colaboração dos departamentos de Música e Informática da Universidade do Minho para dar a conhecer trabalhos escondidos na Biblioteca Nacional Digita.

O ABC.es escreve ainda que o conceito da WikiScore se inspira na Wikipédia, mas que o acesso a este “mundo” de partilha é mais restrito, já que é necessário solicitar uma conta de utilizador para começar a introduzir e a editar conteúdos.

Esta plataforma portuguesa inovadora já está em funcionamento no endereço natura.di.uminho.pt/wiki-score e prevê-se que, em breve, permita, além da partilha de pautas, outras funções como a realização de transcrições para trabalhos escolares e a conversão do conteúdo das pautas para áudio, em formato “midi”.

Clique AQUI para aceder ao artigo espanhol sobre a WikiScore.

[Notícia sugerida por Peter Simões]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub