Fitness & Bem-estar

Projeto convida a visitar Lisboa através do cinema

Lisbon Movie Tour é um projeto onde o turismo e o cinema se encontram. A ideia passa por visitas guiadas que convidam o visitante a um passeio para redescobrir as ruas, esquinas, edifícios e paisagens que foram palco de rodagens de filmes. Num tablet
Versão para impressão
Lisbon Movie Tour é um projeto onde o turismo e o cinema se encontram. A ideia passa por visitas guiadas que convidam o visitante a um passeio para redescobrir as zonas de Lisboa que serviram de cenário a filmes. Ao mesmo tempo que os guias dão informações históricas e curiosidades, são mostradas, num 'tablet', cenas sobre aqueles locais.
 
Liliana Navarra, uma italiana a viver em Portugal e autora do projeto, revela à Lusa que “existem mais de 16.000 filmes que tiveram 'locations' [locais de rodagem] em Lisboa, sobretudo nos anos 1940 e 1950 e quase todos são filmes americanos”.
 
O projeto teve início em Dezembro e tem já dois percursos definidos, um que percorre os locais do filme “Afirma Pereira” e outro que percorre os locais de “Livro de Desassossego”.
 
O primeiro, um romance de Antonio Tabucchi rodado em Lisboa nos anos 1990,  tem a duração de cerca de duas horas e leva o turista a visitar locais como o Miradouro São Pedro de Alcântara, o Elevador da Bica ou o Convento dos Cardais. O preço da viagem é de 20 euros.
 
Já o percurso turístico de “Livro de Desassossego”, adaptado da obra de Fernando Pessoa, dura uma hora e por dez euros pode-se conhecer a Praça Dom Pedro IV, a Rua Augusta, a Igreja de S. Domingos e a Praça do Comércio.
 
Para além destes percursos está a ser planeado outro para Abril dedicado aos 40 anos da revolução dos cravos, a partir do filme “Capitães de Abril”, de Maria de Medeiros.
 
O projeto pode ainda alargar a área geográfica para lá da capital, incluindo Sintra, onde foram rodados filmes como “O estado das coisas”, de Wim Wenders, e “A nona porta”, de Roman Polanski.
 
Está também a ser planeado um percurso que relaciona o fado com o cinema. O Lisbon Movie Tour vai incluir no futuro visitas específicas para pessoas com mobilidade reduzida e para surdos e estão previstos 'workshops' e palestras dedicadas a filmes turísticos.
 
Clique AQUI para mais informações.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub